Adeus, senhas! Google lança chaves de acesso para fazer login

A tecnologia armazenará uma chave de acesso no dispositivo do usuário; essa é mais uma opção de segurança contra ataques e fraudes digitais
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 03/05/2023 11h33, atualizada em 04/05/2023 21h16
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou um novo recurso que promete substituir as senhas. As chaves de acesso podem substituir as senhas e códigos de verificação de duas etapas para fazer login. Dessa forma, seu celular será sua nova barreira de segurança.

Para quem tem pressa

  • A empresa pretende converter a senha de login tradicional em uma chave de acesso;
  • Mesmo com a ativação da chave de acesso, as senhas ainda poderão ser usadas pelo usuário;
  • De acordo com o Google, a alternativa será mais conveniente e segura que as senhas e funcionam nas principais plataformas e navegadores;
  • As chaves de acesso não serão compartilhadas com o Google, ficarão apenas nos dispositivos dos usuários;
  • As chaves de acesso conseguirão proteger contra ataques phishing, invasão de contas por troca de SIM e mais.

Ao contrário das senhas, as chaves de acesso só podem existir em seus dispositivos. Eles não podem ser escritos ou dados acidentalmente a um ator ruim. Quando você usa uma chave de acesso para fazer login na sua Conta do Google, isso prova ao Google que você tem acesso ao seu dispositivo e pode desbloqueá-lo.

Google, em comunicado.

Leia mais:

As chaves são criadas na conta Google do usuário e quando o usuário desejar realizar o login ou fazer outras ações em sua conta, as chaves serão solicitadas. Ela ficará armazenada em um computador ou smartphone e será solicitada a biometria de bloqueio de tela ou PIN para confirmar que é o usuário que está tentando acessar a conta.

O Google disponibilizou a opção “usar uma chave de acesso de outro dispositivo” criando um login único para aquele aparelho. Isso não significa que a chave de acesso do usuário será transferida para aquele dispositivo.

Caso tenha a suspeita que outra pessoa está acessando a conta ou perder seu dispositivo que armazenou a chave de acesso, será possível desativar o recurso imediatamente nas configurações de conta do Google.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.