Startup visa lançar jato que consome 50% menos combustível

A JetZero está desenvolvendo um jato de passageiros com design de fuselagem em asa mista em parceria com a USAF, NASA e FAA
Ana Luiza Figueiredo04/05/2023 19h39
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Um avião de alta sustentação usaria metade do combustível que os aviões de hoje para a mesma carga útil, diz JetZero. Imagem: JetZero/Divulgação
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A JetZero, uma startup sediada na Califórnia, está trabalhando com a Força Aérea americana, NASA e Administração Federal de Aviação dos EUA para lançar um jato de passageiros com design de fuselagem em asa mista em serviço até 2030.

Este design deve usar 50% menos combustível do que os aviões de passageiros tradicionais e também é uma plataforma adequada para aeronaves movidas a hidrogênio limpo.

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O design da fuselagem em asa mista do jato utiliza uma fuselagem larga e plana que se mistura suavemente em um par de asas largas, sem nenhuma linha divisória clara separando a asa da fuselagem. O design oferece muitos benefícios, incluindo uma elevação muito maior da fuselagem, estabilidade aerodinâmica, ruído muito mais baixo e mais espaço para carga e passageiros.

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Embora sua envergadura seja maior que a de um 767, a JetZero diz que o A-5 será capaz de operar em qualquer aeroporto que possa receber um A330. Imagem: JetZero/Divulgação

O espaço de armazenamento extra em direção às asas é perfeito para transportar tanques de hidrogênio, que são leves, mas ocupam muito espaço. As desvantagens do design incluem uma envergadura maior do que a de um avião de passageiros típico, o que pode restringir o número de baías de aeroporto em que cabem, caso não tenham asas dobráveis.

Também são mais difíceis de evacuar, e os passageiros das laterais externas experimentam bastante turbulência quando o avião vira, já que estão mais distantes do eixo de rotação.

A JetZero estima que pode alcançar uma redução de 50% no consumo de combustível em comparação com uma aeronave de tubo e asa, mesmo com os mesmos motores. O primeiro avião JetZero, chamado Z-5, é projetado para substituir o Boeing 767 e transportar pelo menos 250 passageiros, oferecendo um alcance de mais de 5.000 milhas náuticas.

A startup possui um fundo de investimento inicial de apenas US$4,55 milhões. A JetZero apresentou o Z-5 para um programa de desenvolvimento de reabastecimento no ar da Força Aérea dos EUA que pode contribuir significativamente para o financiamento de desenvolvimento.

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Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.