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A JetZero, uma startup sediada na Califórnia, está trabalhando com a Força Aérea americana, NASA e Administração Federal de Aviação dos EUA para lançar um jato de passageiros com design de fuselagem em asa mista em serviço até 2030.
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Este design deve usar 50% menos combustível do que os aviões de passageiros tradicionais e também é uma plataforma adequada para aeronaves movidas a hidrogênio limpo.
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O design da fuselagem em asa mista do jato utiliza uma fuselagem larga e plana que se mistura suavemente em um par de asas largas, sem nenhuma linha divisória clara separando a asa da fuselagem. O design oferece muitos benefícios, incluindo uma elevação muito maior da fuselagem, estabilidade aerodinâmica, ruído muito mais baixo e mais espaço para carga e passageiros.

O espaço de armazenamento extra em direção às asas é perfeito para transportar tanques de hidrogênio, que são leves, mas ocupam muito espaço. As desvantagens do design incluem uma envergadura maior do que a de um avião de passageiros típico, o que pode restringir o número de baías de aeroporto em que cabem, caso não tenham asas dobráveis.
Também são mais difíceis de evacuar, e os passageiros das laterais externas experimentam bastante turbulência quando o avião vira, já que estão mais distantes do eixo de rotação.
A JetZero estima que pode alcançar uma redução de 50% no consumo de combustível em comparação com uma aeronave de tubo e asa, mesmo com os mesmos motores. O primeiro avião JetZero, chamado Z-5, é projetado para substituir o Boeing 767 e transportar pelo menos 250 passageiros, oferecendo um alcance de mais de 5.000 milhas náuticas.
A startup possui um fundo de investimento inicial de apenas US$4,55 milhões. A JetZero apresentou o Z-5 para um programa de desenvolvimento de reabastecimento no ar da Força Aérea dos EUA que pode contribuir significativamente para o financiamento de desenvolvimento.
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