Pode até parecer algo óbvio: antes de assistir o terceiro filme de uma série, é importante ver os dois anteriores para entender a história. No entanto, quando falamos do Universo Cinematográfico da Marvel, as coisas nem sempre são simples assim. Afinal, com produções interligadas e quase 30 longas já lançados, muitas tramas perpassam diferentes franquias. É o caso de Guardiões da Galáxia Vol. 3, cuja história tem ligações com Vingadores: Ultimato, por exemplo, entre outras produções.

A seguir, comentamos quais são os filmes essenciais para assistir antes de conferir o desfecho da trilogia, além dos seus principais acontecimentos. E listamos também os longas que têm os personagens, mas que não são imprescindíveis para o entendimento de Guardiões da Galáxia Vol. 3.

publicidade

Leia também:

Os filmes indispensáveis da saga dos Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia (2014)

Imagem mostra a equipe dos Guardiões da Galáxia, formada por Peter Quill, Gamora, Groot, Rocky e Drax.
Grupo surgiu nos quadrinhos em 1969, mas com outros integrantes. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

A equipe de anti-heróis do espaço era desconhecida do grande público antes da estreia do filme. A produção é de quando Marvel Studios ainda não havia recuperado os direitos cinematográficos de equipes mais famosas, como os X-Men ou Quarteto Fantástico. Mesmo sem fama prévia, o time formado por párias – incluindo uma árvore e um guaxinim falantes – conquistou um bom público e virou um dos queridinhos nos cinemas.

publicidade

Em Guardiões da Galáxia, somos apresentados a Peter Quill, Gamora, Groot, Rocket e Drax, além de Nebula, que depois também entra na equipe. É uma história de origem, que embora não aprofunde o passado de todos, apresenta bem cada personagem. Além disso, a trama integra a primeira grande saga do Universo Cinematográfico da Marvel, sendo mais uma capítulo relacionado ao vilão Thanos.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Guardiões da Galáxia Vol 2
Equipe aumenta no segundo filme. Imagem: © 2017 – Disney/Marvel

É verdade que a sequência não avança muita coisa na história dos Guardiões e, para alguns, não é tão bom quanto o primeiro. Já no contexto da saga de Thanos, também não há novidades. Independentemente disso, o volume 2 tem acontecimentos importantes para o grupo. Com foco em Peter Quill, ou Senhor das Estrelas, como ele gosta de ser chamado, tem mais de seu passado revelado, inclusive a origem cósmica de seu pai, Ego.

publicidade

É também neste filme que temos a apresentação de uma nova integrante, a telepata Mantis, e a entrada de Nebula no grupo. Ainda, há uma evolução no relacionamento de Peter e Gamora, além do amadurecimento do time, que, definitivamente, percebe-se como uma família. O roteiro ainda traz a morte de um personagem importante na série, Yondu, o que resulta em um dos finais mais emotivos de um filme da Marvel.

Outro ponto crucial está em uma das cenas pós-crédito. A sacerdotisa Ayesha, que apareceu no início do filme, cria Adam Warlock, um guerreiro com a missão de acabar com os Guardiões. Ele, aliás, está em Vol. 3

publicidade

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Thor conhece Peter Quill em 'Vingadores: Guerra Infinita'. Imagem: Marvel Studios/Divulgação
Thor conhece Peter Quill em ‘Vingadores: Guerra Infinita’. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Ainda que seja um filme dos Vingadores, este é um filme de todos os heróis da Marvel nos cinemas. E dado que a narrativa é quase toda ambientada no espaço, os Guardiões da Galáxia têm papel de destaque em Vingadores: Guerra Infinita. Sendo de um núcleo mais isolado, os Guardiões interagem pela primeira vez com outros heróis da Terra, como Homem de Ferro e Doutor Estranho.

Dessa interação com os outros personagens, a mais importante é a com Thor, que termina por virar um integrante temporário do time. Inclusive, os Guardiões aparecem no quarto filme do Deus do Trovão. Porém, Guerra Infinita é, sobretudo, uma história permeada pela tragédia. E um grupo é particularmente afetado: Gamora, filha de Thanos, é sacrificada pelo pai, para que ele obtenha uma das Joias do Infinito.

Além da morte, vemos também flashbacks da infância de Gamora, inclusive a ocasião em que ela é adotada por Thanos.

Vingadores: Ultimato (2019)

Se a morte de Gamora em Guerra Infinita parecia a despedida da personagem, temos aqui o retorno dela. Ao menos, em partes. Isso porque, a história envolve diversas viagens no tempo e a Gamora do passado acaba por chegar no tempo presente. Porém, não é a Gamora que conhecemos, mas sim uma versão de antes do encontro com os Guardiões da Galáxia.

Por conta disso, o encontro desta Gamora com Peter Quill e os demais não é exatamente amistoso, e ela não tem nenhuma lembrança de uma relação com o Senhor das Estrelas. Afinal, na sua realidade original, isso nunca ocorreu. Esse acontecimento é importante também para o desenrolar do Vol. 3, já que o grupo está em busca dela, que parte em fuga ao final de Ultimato.

Os filmes que não importam tanto para a cronologia

Thor: Amor e Trovão (2022)

União entre Thor e Guardiões da Galáxia começou em Guerra Infinita.
Guardiões e o deus nórdico estão lado a lado em quarto filme solo de Thor. Imagem: Marvel Studios/Divulgação

A participação dos Guardiões aqui é mais um caso de coadjuvantes de luxo. Funciona mais com um desfecho da parceria de Thor com o grupo, iniciada em Guerra Infinita. O time aparece apenas no primeiro ato do filme e, em seguida, sai em busca de Gamora.

Guardiões da Galáxia: Especial de Natal (2022)

Guardiões da Galáxia Especial de Natal
Filme foi lançado exclusivamente no Disney+ Imagem: Reprodução/YouTube

Primeiro filme da Marvel lançado apenas na plataforma Disney+, o especial de Guardiões é uma história fechada, uma aventura à parte na jornada dos personagens. O filme se passa após os acontecimentos de Ultimato e de Thor: Amor e Trovão, e mostra a equipe tentando levantar o ânimo de Peter Quill, ao organizar uma surpresa de Natal.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!