EUA lançam plano milionário para promover IA ética

Casa Branca anunciou que irá investir em sete novos Institutos de Pesquisa em Inteligência Artificial
Por Tamires Ferreira, editado por Carolina Martins 04/05/2023 11h50, atualizada em 04/05/2023 21h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira (4) um plano que visa financiar, orientar e promover a ética no desenvolvimento da inteligência artificial (IA) nos EUA. As ações incluem um investimento de US$ 140 milhões da National Science Foundation para lançar sete novos Institutos Nacionais de Pesquisa em IA (NAIR), aumentando o número total de instalações dedicadas para 25 em todo o país. 

Além disso: 

  • O governo sinalizou que Google, Microsoft, Nvidia, OpenAI e outras empresas concordaram em permitir que seus modelos de linguagem sejam avaliados publicamente durante a Def Con deste ano (em agosto), uma das maiores convenções hacker do mundo;
  • Detalhes da avaliação da Def Con não foram especificados, mas a gestão disse que “permitirá que esses modelos sejam avaliados minuciosamente por milhares de parceiros da comunidade e especialistas em IA”; 
  • O anúncio ocorre horas antes do governo de Joe Biden se reunir com os executivos-chefes da Alphabet (Google), Microsoft, OpenAI e Anthropic. O encontro irá abordar os riscos da IA e como as big techs estão lidando com isso. 

Leia mais! 

Essas medidas se baseiam no forte histórico de liderança do governo para garantir que a tecnologia melhore a vida do povo americano e abrem novos caminhos no esforço contínuo do governo federal para promover uma abordagem coesa e abrangente para os riscos e oportunidades relacionados à IA. 

Governo dos EUA à imprensa. 

Vale lembrar que o primeiro passo do governo dos EUA para regular a IA foi dado no ano passado com o projeto Declaração de Direitos da IA. A proposta descrevia uma estrutura para o uso da tecnologia pelos setores público e privado, incentivando principalmente a proteção da privacidade. 

Recentemente, a Chefe da Comissão Federal de Comércio (FTC), Lina Khan, também reforçou via artigo divulgado no The New York Times que o regulador irá usar a aplicação de leis existentes para controlar os riscos da IA no que diz respeito ao mercado. Para o órgão, a tecnologia pode aumentar o poder de empresas e elevar o nível de fraudes. 

Com informações do The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Carolina é Publicitária, pós-graduada em Marketing Digital e integrou times de marketing e criação como Embraer e Tecnoblog. Nas horas vagas faz crossfit, corre, joga e come lanches por aí.