Por que o Chevrolet Bolt saiu de linha?

A linha Chevrolet Bolt já passou por recalls e deu prejuízo, mas os motivos para a aposentadoria são mais práticos
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 05/05/2023 16h27, atualizada em 14/06/2024 14h48
2022-Chevrolet-Bolt-EUV.webp
Chevrolet Bolt EUV (Imagem: Divulgação/Chevrolet)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pouco tempo depois de apresentar o Chevrolet Bolt EUV no Brasil, a General Motors anunciou que encerraria a linha desses veículos elétricos ainda em 2023. Apesar da popularidade, os motivos para o desligamento da frota não são tão surpreendentes assim. Seria a escolha da montadora inteligente ou precipitada?

Leia mais:

Reveses no Chevrolet Bolt

A aposentadoria da linha Chevrolet Bolt, que inclui o Bolt EV e Bolt EUV, não é um choque total. Há apenas alguns anos, em 2020 e 2021, a General Motors teve que pedir um recall (bem embaraçoso) de todos os veículos da submarca por riscos de incêndio na bateria. Claro, isso não foi um ponto alto da empresa em passar segurança e confiabilidade para os consumidores.

Além disso, apesar de ter vendido 140 mil unidades desde sua estreia em 2016 até o final do ano passado, a linha não deu lucro à montadora.

Chevrolet Bolt EV (Foto: Reprodução/Chevrolet)

Precipitado?

  • No entanto, analistas e críticos do setor de automóveis estão avaliando a decisão da GM como um erro “desconcertante”.
  • Além disso, eles recomendam que os consumidores corram para adquirir as últimas unidades dos Bolts enquanto ainda podem.
  • Isso porque a linha acessível da Chevrolet diversificou o mercado de veículos elétricos, que estava dominado por Teslas.
  • Outro indicador que mostra que o veredito da General Motors pode ser precoce é que o Bolt EV foi eleito o carro do ano da Motor Trend, em 2017, e escolhido pela Time como uma das melhores invenções de 2016.
  • Tudo isso prova que a linha Bolt está em um bom momento de vendas, especialmente nos Estados Unidos, onde os dois modelos são elegíveis para benefícios fiscais e são os mais acessíveis atualmente.
  • Por lá, o EV custa a partir de US$ 27.500 e o EUV, US$ 28.800; o custo médio de um veículo elétrico é superior a US$ 60 mil.
Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV
Chevrolet Bolt EUV foi apresentado no Brasil durante o Lollapalooza 2023 (Foto: Reprodução/Chevrolet)

Motivos

Apesar dos reveses, as razões para a aposentadoria são mais práticas: envolvem a mudança na tecnologia das baterias da GM e as estratégias de mercado.

A montadora pretende usar a principal instalação do Bolt para fabricar picapes elétricas e se manter na vanguarda da inovação.

Além disso, a empresa não está desistindo dos elétricos, apenas da linha: a companhia planeja um SUV elétrico sob a marca Chevy Equinox, que deve custar a partir de US$ 30 mil.

Com informações de Fast Company

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.