O Truecaller, aplicativo que consegue bloquear chamadas indesejadas e Spam, está disponibilizando seus recursos de identificação também para o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens. Em entrevista à Reuters, a empresa explicou que o objetivo é detectar possíveis chamadas de spam pela internet, além de ajudar a deter os crescentes números de golpes e fraudes pelo mensageiro. 

Resumo: 

publicidade
  • O recurso ainda está em fase beta e será lançado globalmente no fim deste mês (maio); 
  • Segundo o presidente-executivo da companhia, Alan Mamedi, a disponibilização do serviço globalmente para o WhatsApp deve ajudar diversos países, como a Índia, já que o app é a plataforma de mensagens mais usada no país; 
  • O mercado da Índia é o maior para o Truecaller, com 250 milhões de usuários atualmente. 

Leia mais! 

De acordo com um relatório de 2021 da Truecaller, usuários da Índia recebem cerca de 17 chamadas de spam por mês. Ante aos casos crescentes, o regulador de telecomunicações do país ordenou em fevereiro que operadoras como Jio e Airtel começassem a bloquear chamadas de telemarketing em suas redes usando filtros de inteligência artificial.  

publicidade

Vale lembrar que o WhatsApp também possui ferramentas de combate ao Spam, bem como o próprio sistema operacional de alguns smartphones. O alerta de mensagem encaminhada, por exemplo, é um dos esforços do app para indicar a disseminação em massa — característica do Spam. Há também a possibilidade de denunciar contas suspeitas. 

WhatsApp novos recursos enquetes
Imagem: oasisamuel/ Shutterstock

Recentemente, a plataforma lançou ainda um bate-papo oficial com selo de verificação com objetivo de evitar que usuários sejam vítimas de golpes ou tentativas de phishing que possam tentar imitar a empresa.   

publicidade

A Truecaller possui 350 milhões de usuários em todo o mundo e obtém sua receita de publicidades, serviços de assinatura e listagens verificadas. O app está disponível no Brasil tanto para Android quanto para iOS. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!