A Porsche se juntou à Mobileye, unidade de direção autônoma da Intel que, no ano passado, virou empresa pública. As duas se uniram para trazer assistência automatizada e navegação sem o uso das mãos para futuros carros esportivos. Ou seja, em breve os carros da marca serão autônomos.

Direção autônoma

A plataforma de tecnologia SuperVision, pertencente à Mobileye, será a base dos sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) nos futuros veículos da Porsche.

publicidade

Leia mais:

Segundo a Mobileye, entre as possibilidades oferecidas pelo ADAS, o carro poderá seguir rotas de navegação, mudar de faixa de forma autônoma e ultrapassar outros veículos mais lentos em estradas com mais de uma faixa.

publicidade

Além disso, os motoristas poderão dirigir sem usar as mãos, desde que estejam atentos ao trajeto e possam assumir o controle caso necessário. Para auxiliar na tarefa, o SuperVision inclui conjunto de câmeras e radares para entender o ambiente ao redor.

publicidade
logótipos mobileye porshe sobrepostos à fotografia do carro
Mobileye pertencia à Intel e, no ano passado, virou empresa própria (Imagem: Reprodução)

Contexto da parceria entre Porsche e Mobileye

  • A parceria entre a Porsche e a empresa de tecnologia acontece depois de a controladora da empresa, a Volkswagen, e a Ford, voltarem atrás nos investimentos na startup Argo;
  • A Argo também estava desenvolvendo tecnologia de veículos autônomos, que permitiria lidar com todos os aspectos da direção sem intervenção humana;
  • Quando a Volkswagen decretou o fim da parceria com a startup, supostamente estreitou os laços com a Mobileye;
  • O objetivo era o mesmo: possibilitar veículos autônomos;
  • A Porsche integrará a tecnologia ADAS da empresa em seus futuros modelos.

Clientes da Porsche gostarão disso?

Segundo o presidente do conselho executivo da Porsche, Oliver Blume, a parceria ajudará na estratégia de unir luxo moderno e esportivo à tecnologia.

Para Michael Steiner, membro do conselho de P&D da Porsche e chefe de desenvolvimento do VW Group, isso só agrega à experiência dos carros da marca. Isso porque, de acordo com o executivo, as pessoas querem dirigir um veículo da empresa e podem “fazê-lo a qualquer momento”, já que o sistema não impede a direção, apenas auxilia o condutor em situações cotidianas, se o desejar.

publicidade

Carros autônomos são feitos seguindo seis níveis de autonomia
Carros tecnológicos não impedirão motoristas de dirigir quando quiserem (Imagem: metamorworks/Shutterstock)

Quais carros terão o SuperVision?

A Porsche ainda não divulgou quais modelos terão o SuperVision no futuro e nem quais as datas para o lançamento.

Com informações de Tech Crunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!