Mais de 2,5 milhões de carros elétricos do tipo plug-in foram vendidos no primeiro trimestre de 2023. Número representa cerca de 13% do total de vendas de carros em todo o mundo. E metade desse percentual veio das cinco maiores fabricantes de carros recarregáveis do mundo. Mas quais são elas?

Leia mais:

A resposta para essa pergunta tem duas partes, porque depende do critério utilizado. É que dá para fazer dois “top 5”: um de fabricantes de veículos plug-in (carros elétricos e híbridos que podem ser conectados na tomada para carregar bateria) e um focado apenas em BEVs (carros puramente elétricos, com motor 100% alimentado por bateria).

Top 5: fabricantes de carros elétricos plug-in

Carro elétrico da BYD andando na rodovia
Considerando carros elétricos plug-in e BEV, chinesa BYD lidera ranking (Imagem: Divulgação)

Na categoria plug-in, que combina carros elétricos a bateria (BEV) e carros híbridos plug-in (PHEV), os cinco primeiros permanecem estáveis.

publicidade

A BYD continua em primeiro lugar, com mais de 548 mil unidades vendidas no primeiro trimestre e uma participação de 21,3%. Fabricante chinês quase dobrou seu volume ano a ano e aumentou visivelmente sua participação de mercado, em comparação ao primeiro trimestre de 2022.

A Tesla é a segunda melhor no segmento geral de plug-ins, com 422.873 unidades BEV vendidas e participação de mercado de 16,5%.

Carros da Tesla estacionados
Montadora de Elon Musk aumentou sua participação no mercado no começo de 2023 (Imagem: Bloomberg/Getty Images)

Tanto a fabricante chinesa quanto a estadunidense, de Elon Musk, aumentaram tanto seu volume quanto participação no mercado (ano a ano). Isso significa que ambas estão se superando no mercado geral de plug-ins.

O Grupo Volkswagen é a terceira maior fabricante de veículos elétricos em volume (189.093). Mas sua participação no mercado diminuiu em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Juntamente à Geely-Volvo e SAIC, os cinco primeiros são responsáveis ​​por quase 57% de todos os carros elétricos plug-in vendidos globalmente no primeiro trimestre de 2023.

Registros de carros plug-in no primeiro trimestre de 2023 (em relação ao ano anterior):

  • Grupo BYD: 548.148 e 21,3% de participação (vs 14,3%);
  • Tesla: 422.873 e 16,5% de participação (vs 15,5%);
  • Grupo Volkswagen: 189.093 e 7,4% de participação (vs 8,8%);
  • Geely-Volvo: 156.475 e 6,1% de participação (vs 5,6%);
  • SAIC (SAIC-GM-Wuling): 141.661 e 5,5% de participação (vs 8,5%);
  • Top 5 total: 1.458.250 (56,8% de participação);
  • Outros: 1.110.877 (participação de 43,2%);
  • Total: 2.569.127.

Top 5: fabricantes de BEV

Carro da Tesla em exibição com um rapaz dentro e outro olhando
A Tesla, focada em BEVs, está muito à frente das outras fabricantes desse tipo de carro elétrico (Imagem: Getty Images)

Em termos de registros de carros totalmente elétricos, cinco principais fabricantes são ligeiramente diferentes.

Isso porque a Tesla, focada em BEV, está muito à frente de todos os outros. No primeiro trimestre de 2023, a empresa entregou 422.875 carros elétricos (aumento de 36% em relação ao ano anterior).

Total de vendas foi o suficiente para aumentar sua participação de mercado para 23,6%. Quase um em cada quatro novos carros totalmente elétricos (mesmo incluindo microcarros) é da Tesla.

Linha de produção de carro elétrico da BYD
Apesar de ficar atrás da Tesla, participação de mercado da BYD tem crescido mais que da empresa de Musk (Imagem: Divulgação/BYD)

A BYD continua sendo o segundo player forte. E está aumentando sua participação de mercado ainda mais rápido que a Tesla (foi para 14,7% no primeiro trimestre).

O Grupo Volkswagen é o terceiro, mas basicamente igual ao SAIC. Empresa aumentou seu volume de vendas e participação de mercado no primeiro trimestre para 7,5%.

Por outro lado, o SAIC registou uma queda para 7,4% (de 10,7 por cento há um ano), perdendo o terceiro lugar.

A quinta maior fabricante no segmento de BEV agora é a Geely-Volvo (5,7% de participação), com pouco mais de 100 mil unidades vendidas no primeiro trimestre.

Assim como na categoria plug-in, os cinco principais fabricantes venderam mais da metade de todos os BEVs no mundo no período analisado.

Registros de carros totalmente elétricos no primeiro trimestre de 2023 (em relação ao ano anterior):

  • Tesla: 422.873 e 23,6% de participação (vs 21,6%);
  • Grupo BYD: 264.300 e 14,7% de participação (vs 10%);
  • Grupo Volkswagen: 133.933 e 7,5% de participação (vs 6,8%);
  • SAIC (incl. SAIC-GM-Wuling): 133.269 e 7,4% de participação (vs 10,7%);
  • Geely-Volvo: 102.018 e 5,7% de participação;
  • Top 5 total: 1.056.393 (57% de participação);
  • Outros: cerca de 0,78 milhões (participação de 43%);
  • Total: cerca de 1,84 milhão.

Com informações de Inside EVs

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!