Recentemente, foi descoberto um buraco negro que parecia estar fugindo e no caminho deixando um rastro de estrelas que se estende por 200 mil anos-luz. Agora pesquisadores apontam que na verdade se trata de uma galáxia disfarçada.

O burca negro possui massa de cerca de 20 milhões de sóis e foi avistado pela primeira vez no inicio desse ano pelo Telescópio Espacial Hubble e o que chocou os pesquisadores foi a cadeia brilhante que parecia o seguir.

publicidade

Até então pensava-se que essa cauda era causada pelo rápido movimento do buraco negro através de nuvens de gás, o que fez surgisse regiões densas e consequentemente estrelas se formassem.

Mas desde a descoberta a duvida já cercava a atividade do buraco negro. Por que ele não estava consumindo o gás ao seu redor e causando ainda mais perturbações gravitacionais? Além disso, a galáxia da onde ele estaria fugindo teria que ser cercada de gás.

publicidade

Leia mais:

Galáxia se comportando como galáxia

Agora a hipótese sugerida pelo Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) de que na verdade se trata de uma galáxia parece fazer mais sentido. De acordo com os pesquisadores, se trata de uma galáxia de disco fino ou plano sem uma protuberância vista de lado, objetos comuns no universo.

publicidade

É um alívio ter encontrado a solução para este mistério. O novo cenário proposto é muito mais simples. Em certo sentido, também é uma pena, porque se espera a existência de buracos negros em fuga, e este poderia ter sido o primeiro a ser observado.

Jorge Sanchez Almeida, pesquisador membro do IAC, em comunicado

Para definir do que realmente se tratavam as observações do Hubble, os pesquisadores fizeram comparações entre o objeto, e uma galáxia sem protuberâncias já bem estudada, a  IC5249. A massa delas são bastante semelhantes às observações delas indicam que elas estavam em uma surpreendente concordância.

Quando analisamos as velocidades dessa estrutura distante de estrelas, percebemos que elas eram muito semelhantes às obtidas a partir da rotação das galáxias. Então decidimos comparar uma galáxia muito mais próxima e descobrimos que elas são extraordinariamente semelhantes.

Mireia Montes, pesquisadora do IAC

A relação entre a massa e a velocidade da cauda de estrelas revelou que se trata de uma galáxia comportando-se como um buraco negro. Mas essa descoberta não faz do objeto menos interessante, já que ela está localizada em uma região onde as galáxias geralmente são menores.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!