Colocar o Twitter sob a liderança de outro (no caso, outra) CEO pode livrar Elon Musk de uma enorme distração. Consequentemente, bilionário poderá se concentrar mais na Tesla, sua montadora de carros elétricos. Essa é a leitura de analistas, divulgada na sexta-feira (12).

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Musk nomeou, também na sexta, a executiva da NBC, Linda Yaccarino, como nova CEO do Twitter. Já ele vai se afastar do cargo para assumir cadeira de diretor de tecnologia da empresa.

É provável que investidores da Tesla também celebrem essa mudança, com a abordagem prática de Musk no Twitter levando a preocupações de que ele tenha desviado olhos dessa gigante de veículos elétricos.

Sophie Lund-Yates, analista da Hargreaves Lansdown

Tesla e Twitter

Carros da Tesla estacionados
(Imagem: Reuters)

As ações da Tesla, que subiram 40% este ano, reverteram curso. Isso porque, recentemente, caíram cerca de 2%, junto à queda dos mercados mais amplos. Ações da empresa tiveram seu pior ano em 2022 (valor caiu 65%), em meio às ofertas e vai-e-vem de Musk na compra do Twitter.

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Desde que Musk comprou o Twitter, num acordo de US$ 44 bilhões (aproximadamente R$ 220 bilhões, na cotação atual), investidores da Tesla temem que ele não consiga dedicar a atenção que a empresa precisa atualmente. É que a fabricante enfrenta uma guerra de preços tanto contra novas montadoras quanto montadoras antigas.

Isso é positivo para acionistas da Tesla, porque ele [Musk] provavelmente gastará um pouco mais de tempo com a Tesla. No entanto, há outras coisas competindo pelo seu tempo.

Gene Munster, sócio-gerente da Deepwater Asset Management

Embora o Twitter tenha tomado muito do tempo de Musk desde sua aquisição, ele ainda gerencia ativamente vários outros negócios – por exemplo, SpaceX e Neuralink. Além disso, Musk formou recentemente uma empresa de IA chamada TruthGPT para enfrentar o ChatGPT da OpenAI e o Bard do Google.

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O envolvimento de Musk com o Twitter tem sido bastante caótico. Ele cortou milhares de empregos na empresa de mídia social, demitiu sua principal equipe executiva, incluindo seu CEO, e fez muitas mudanças em suas políticas e estratégias para depender menos de anúncios e mais do dinheiro das assinaturas.

Nova CEO da rede social

Linda Yaccairno, nova CEO do Twitter, em evento
(Imagem: Reprodução/Axios)

A executiva Linda Yaccarino foi presidente de publicidade global e parcerias da NBCUniversal, onde supervisionou dois mil funcionários.

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Equipe liderada por ela gerou mais de US$ 100 bilhões (aproximadamente R$ 500 bilhões, na cotação atual) em vendas de anúncios, de acordo com seu perfil no site da empresa. Seu pessoal firmou parcerias com Apple News, BuzzFeed, Snapchat e até mesmo o Twitter, entre outros.

Formada pela Universidade Estadual da Pensilvânia, Yaccarino começou na indústria de mídia como estagiária no departamento de planejamento de mídia justamente da NBC. Foi lá onde, segundo ela, seu “caso de amor” com a mídia começou. Ela passou quase duas décadas em publicidade, marketing e aquisições na Turner antes de voltar para a NBC, onde trabalhou por mais de uma década.

Com informações da Reuters

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