Diferente e potente: conceito de veículo elétrico promete muita eficiência. Você teria?

O novo carro elétrico da Caterham pesa apenas cerca de 70 quilos a mais do que o Seven 485 movido a combustão; veja!
Pedro Spadoni24/05/2023 14h11, atualizada em 25/05/2023 21h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Rumores sobre um Caterham movido a bateria circulam pela Internet há anos. Mas finalmente há evidências oficiais de que a montadora está trabalhando num carro elétrico. Isso porque a empresa apresentou o conceito do EV Seven.

O que você precisa saber:

  • Finalmente há evidências oficiais de que a Caterham trabalha num projeto de carro elétrico;
  • O conceito do veículo consiste em ser uma versão elétrica do Seven;
  • Em relação à sua capacidade, o carro elétrico tem 240 cavalos e vai de 0 a (quase) 100 km/h em quatro segundos;
  • Porém, ideia da Caterham é fazer do Seven elétrico um “brinquedo de pista”;
  • Além disso, empresa informou que Caterham que não pretende colocar esse veículo em produção, mas sim usá-lo como “uma plataforma de teste”.

Novo modelo da Caterham segue a mesma receita básica dos demais modelos da linha Seven. Mas, como o nome sugere, substitui o motor de combustão por um trem de força puramente elétrico, fornecido pela Swindon Powertrain, junto a componentes auxiliares.

Leia mais:

Novo carro elétrico da Caterham

Visão da traseira de veículo elétrico da Caterham
(Imagem: Divulgação/Caterham)

A potência máxima da versão EV (sigla em inglês para “veículo elétrico”) do Seven é de 240 cavalos de potência e aproximadamente 250 Nm de torque instantâneo. A aceleração de 0 a 60 mph (quase 0 a 100 km/h) leva aproximadamente quatro segundos. Mas, até o momento, não há informações sobre a velocidade máxima do veículo.

A Caterham pretende que o Seven elétrico seja um “brinquedo de pista”, que deve ser capaz de sessões de condução de 20 minutos, seguidas de sessões de carregamento de 15 minutos para mais 20 minutos de diversão na pista.

Há quem possa dizer que um BEV não é ideal para uso em pista. Mas a Caterham informou que o veículo pesa cerca de 70 quilos a mais do que o Seven 485. Assim, a massa total do veículo fica pouco abaixo de 700 quilos.

Como o carro elétrico funciona

Homem com projeto de veículo elétrico da Caterham aberto no computador
(Imagem: Divulgação/Caterham)

O fornecimento de energia elétrica do EV Seven vem de uma bateria de 51 quilowatts-hora com uma capacidade útil de cerca de 40 kWh.

A empresa diz que a bateria tem um buffer maior do que em um EV normal para que o pacote resista com segurança ao uso exigente da pista, seguido de carregamento rápido. Falando em carregamento, o pico de potência de carregamento DC que o EV Seven pode suportar é de até 152 quilowatts.

O Caterham elétrico também se beneficia das atualizações de hardware emprestadas do Seven 420 Cup. Entre essas estão um diferencial de deslizamento limitado e amortecedores Bilstein ajustáveis. Outras novidades importantes para um Seven são a frenagem regenerativa e as pinças de freio de quatro pistões.

Porém, a Caterham disse que não tem planos de colocar este veículo elétrico em produção. Em vez disso, ele o usará como “uma plataforma de teste para ver como um trem de força EV funciona para os casos de uso específicos de nossos clientes”.

O novo veículo elétrico da marca fará sua estreia pública durante o Goodwood Festival of Speed, agendado para julho de 2023. E a Caterham vai revelar o conceito de outro carro elétrico novo ainda neste ano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.