A Tesla e a Ford anunciaram na quinta-feira (25) uma parceria que irá dar aos donos de veículos elétricos da Ford acesso à rede de carregamento dos EVs da companhia de Elon Musk. Chamada de Supercharger, a empresa de recarga da Tesla tem ao menos 12 mil estações nos EUA. A medida começa a valer no próximo ano. 

Tenho um grande respeito pela Ford como empresa, e ela produz ótimos veículos. Estamos muito felizes em apoiar isso. 

Elon Musk durante anúncio ao vivo no Twitter. 

Leia mais! 

Durante o comunicado, transmitido pelo Twitter Spaces, rede social da qual Musk também é dono, Jim Farley, CEO da Ford, informou ainda que os EVs de próxima geração da empresa serão fabricados com portas de carregamento no estilo Tesla, em vez dos chamados carregadores CCS usados pela maioria das fabricantes de EVs, incluindo General Motors, Audi e Rivian. 

Até que os novos carros com porta de carregamento padrão Tesla cheguem ao mercado, os veículos elétricos existentes da Ford usarão um adaptador para acessar os Superchargers. 

publicidade
Montagem com três modelos de carros da Ford em frente fábrica da montadora
(Imagem: Divulgação/Ford)

Vale pontuar que a parceria é e não é tão surpreendente assim. Em outra ocasião, Farley descreveu o corte de preços de EVs da Tesla “uma tendência preocupante” que pressionou a Ford e a obrigou a baixar o valor do seu Mustang Mach-E para conseguir competir nos EUA, onde a montadora de Musk lidera. Para ele, a estratégia da Tesla colocou a companhia em risco. 

Contudo, após a apresentação de resultados da Ford, que demonstrou margens líquidas negativas, o bilionário se rendeu às estratégias da rival e considerou “inteligente” a forma com que a empresa vinha lidando com a disputa acirrada no mercado de EVs. O CEO sempre demonstrou admiração pela Ford, destacando que, junto da sua montadora, a empresa é a única americana que nunca faliu. 

Da série amigas e rivais: mais parcerias

Recentemente, a Uber e a Waymo, do Google, também anunciaram uma parceria. Agora, a Uber terá os robotáxis da Waymo disponíveis em seu app para viagens e entregas de comida em Phoenix, no Arizona (EUA). A novidade foi anunciada na terça-feira (23) e deve chegar ainda este ano. Veja mais aqui

Com informações da CNN 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!