A Nvidia e a MediaTek anunciaram nesta segunda-feira (29) uma parceria para alimentar sistemas avançados de informação e entretenimento de veículos. O acordo, que tem como objetivo as telas de infoentretenimento de carros com direção automatizada, planeja reunir os sistemas MediaTek com os softwares da Nvidia. 

Resumo: 

publicidade
  • A parceria foi anunciada na feira de tecnologia Computex em Taipei, China; 
  • Na prática, a MediaTek integrará um chiplet de unidade de processamento gráfico da Nvidia e um software da Nvidia nos chips de sistema que fornece às montadoras para telas de infoentretenimento; 
  • Segundo as empresas, os sistemas MediaTek que usam o software da Nvidia são compatíveis com os sistemas de direção automatizados baseados na tecnologia da Nvidia; 
  • A parceria irá fornecer chips que podem alimentar “todos os segmentos de um carro”. 

Leia mais! 

A indústria automotiva precisa de empresas fortes que possam trabalhar com a indústria por décadas. A qualidade, força e posições de nossas duas empresas podem dar aos parceiros da indústria automotiva [um lugar] onde eles podem construir suas empresas. 

Jensen Huang, presidente-executivo da Nvidia. 

A parceria com a MediaTek dá à Nvidia um acesso mais amplo ao mercado de US$ 12 bilhões para sistemas de infoentretenimento em chips, disseram as empresas. O CEO da MediaTek, Rick Tsai, informou também que os primeiros produtos estão previstos para o final de 2025. 

publicidade
Chip MediaTek fundo preto
Imagem: shutterstock

Os monitores e sistemas de entretenimento em veículos, foco do acordo das empresas, estão se tornando mais complexos à medida que as montadoras adicionam recursos como jogos, inteligência artificial para recursos ativados por voz, sistemas de monitoramento de motorista e monitores relacionados à direção automatizada. 

Embora tenha ficado claro o objetivo do acordo de otimizar esses recursos com o conhecimento e tecnologia das empresas, elas ainda não identificaram futuros clientes automotivos. 

publicidade

Vale lembrar que a MediaTek e a Nvidia não são as únicas a firmarem negócios com “olhos” no mercado de veículos. A Qualcomm e a SalesForce anunciaram no início deste ano uma parceria para desenvolver uma nova plataforma de veículos conectados. 

Com informações da Reuters

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!