O braço indiano da Xiaomi começará a fabricar aparelhos de áudio sem fio no país. Isso vai ser possível por meio de uma parceria com a fabricante de eletrônicos Optiemus, num esforço para deixar suas operações “mais locais” na Índia, informou a empresa nesta segunda-feira (29).

Para quem tem pressa:

  • A Xiaomi informou, nesta segunda-feira (29), que vai começar a fabricar aparelhos de áudio sem fio na Índia;
  • Essa mudança faz parte do esforço da empresa chinesa em deixar suas operações “mais locais” no país;
  • A marca não divulgou quando vai começar a fabricar os produtos;
  • Recentemente, a Redmi (fabricante de smartphones da Xiaomi) perdeu o posto de principal marca de celulares na Índia para a sul-coreana Samsung.

A Xiaomi India fabricará seu primeiro gadget de áudio “indiano” na fábrica da Optiemus Electronics, no estado de Uttar Pradesh, no norte do país, informou a empresa em comunicado. Com isso, a empresa visa um aumento de 50% na produção de componentes no país até 2025.

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Contexto da Xiaomi

Placa com logomarca da Xiaomi em loja da marca
(Imagem: Robson90/Shutterstock)

O impulso ocorre quando a fabricante da marca de smartphones Redmi perdeu recentemente o posto de principal empresa de smartphones da Índia para a rival sul-coreana Samsung.

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A empresa não disse que tipo de produto de áudio fará na fábrica indiana. Mas está “comprometida em forjar mais colaborações desse tipo para uma ampla gama de categorias, em toda a linha de produtos”.

A Xiaomi, que fabrica localmente a maioria dos smartphones e TVs que vende na Índia, não informou quando começará a fabricar os produtos de áudio. Ela vende alto-falantes, fones de ouvido, fones de ouvido com e sem fio na Índia.

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O governo indiano tem pressionado as empresas globais a investir na manufatura local como parte de sua visão de tornar o país autossuficiente.

Queda recorde

Placa com logomarca da Xiaomi na entrada de uma loja da marca
(Imagem: Robert Way)

No final de março, a Xiaomi declarou que sofreu uma queda brusca na receita do último trimestre de 2022. É um resultado surpreendente, uma vez que a empresa conseguiu resistir à crise gerada pela pandemia de Covid-19.

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Durante uma reunião sobre os resultados, Lu Weibing, presidente da empresa, ressaltou que os eletrônicos da China ainda estão vendo os primeiros sinais de recuperação e que esse processo levará tempo. As quedas anuais poderão continuar na primeira metade do ano até ocorrer uma recuperação significativa, acrescentou ele.

Os resultados da receita da Xiaomi foram inferiores ao estimado pelos analistas. A receita total da empresa em 2022 foi de 280 bilhões de yuans (R$ 214 bilhões, na cotação atual), tendo uma redução de 14,7%. Enquanto isso, o lucro líquido foi de 8,52 bilhões de yuans (R$ 6,5 bilhões), com uma queda de 61,4%.

Com informações da Reuters

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