O mundo dos veículos de duas rodas nunca esteve tão movimentado quanto nos últimos anos. Vale quase tudo para chamar a atenção do público, até adotar modificações no mínimo estranhas.

Separamos cinco exemplos abaixo de bicicletas exóticas.

publicidade

Leia mais:

Bicicleta com roda quadrada

A primeira da lista é uma bike com rodas quadradas que viralizou no YouTube em abril deste ano. A novidade apareceu no canal The Q.

publicidade
  • No vídeo, os engenheiros explicam que as “rodas quadradas” funcionam como uma esteira (como aquelas dos tanques de guerra).
  • O resultado é uma bicicleta mais lenta e limitada que uma convencional. 
  • Os pneus são combinados com quatro conjuntos de correntes que criam uma espécie de piso contínuo. Ou seja, na verdade, a esteira rola do lado de fora de cada roda.

E-bike com duas rodas dianteiras 

A americana Rungu decidiu patentear um design com pegada off-road que adiciona uma segunda roda na dianteira das suas e-bikes.

Segundo a empresa californiana, a roda dupla evita incidentes, derrapagem e queda, além de melhorar a estabilidade do ciclista na lama, areia fofa de praias e desertos e também na neve.

publicidade

Bike sem parafusos

Outra criação curiosa foi a do youtuber Sergii Gordieiev, também do canal The Q. Basicamente, se trata de uma bicicleta feita quase toda de porcas. No lugar do quadro, por exemplo, normalmente feito de alumínio, estão 147 porcas soldadas (e nenhum parafuso). 

Apesar de estranha, a bicicleta parece que é perfeitamente funcional. Pelo menos é o que mostra o vídeo.

publicidade

Modelo de 1865 ganha versão futurista

A multinacional alemã BASF resolveu celebrar um dos seus aniversários com uma bicicleta elétrica inspirada no passado, a Concept 1865.

O nome é uma alusão ao ano em que o inventor Karl Drais colocou pedais no primeiro “penny-farthing” — aquelas bicicletas antigas com a roda dianteira bem maior que a traseira.

  • A BASF resolveu se inspirar na ideia e o resultado foi uma versão elétrica, funcional e moderna da bike.
  • O modelo vem equipado com um motor de 250 W escondido no cubo da roda traseira.
  • O veículo foi criado em parceria com o estúdio de design DING3000 e, segundo a BASF, foi construído com plásticos de alto desempenho e espumas especiais.
  • O plano era mostrar os usos variados dos “plásticos inovadores da BASF”, como nos pneus, por exemplo, mais leves e à prova de furos.

Bicicleta com roda triangular

A última da lista também é uma criação dos engenheiros do The Q: uma bicicleta com rodas triangulares

  • Diferente da bike com rodas quadradas, mais lenta e limitada que uma normal, a com roda triangular realmente consegue girar (embora demande mais esforço nas pedaladas);
  • Com um processo criativo simples e inteligente, os engenheiros adicionaram um “braço” que oferece suporte e tração às rodas, permitindo a rolagem sem trancos; 

Claro que ainda não desliza como as tradicionais ‘rodas redondas’, mas a engenhosidade do processo é o que mais chama atenção. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!