Proprietários de Jeep Renegade relatam erros no câmbio automático dos veículos desde 2021. Os casos foram para no Procon-MG, que instaurou um procedimento para apurar “suposta prática infrativa consistente em contaminação do câmbio automático do veículo Jeep Renegade“.

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O que aconteceu

Donos do modelo vinham relatando, desde 2021, que o Renegade, após algum tempo de uso, apresentava problemas no câmbio automático. A peça travava e precisava ser substituída ou arrumada, um serviço que poderia chegar a R$ 60 mil.

Histórico

  • As reclamações já tinham sido registradas pelo Procon-SP, que as utilizou como parte de uma ação do Ministério Público contra 22 defeitos no Compass.
  • O UOL teve acesso a outros processos de clientes da Jeep sobre o mesmo problema, que foram parar no Ministério Público.
  • No caso, o Procon-SP pediu que a empresa tornasse o manual de proprietário mais claro quanto às informações do câmbio automático.
  • Isso porque a Stellantis negou a existência de problemas em qualquer um de seus carros e afirmou que ele foi decorrente da falta de manutenção adequada por parte dos proprietários.
  • Na disposição final, o Procon acrescentou que o problema pode ser consequência do uso de um fluido de arrefecimento diferente do de fábrica com um aditivo não recomendado, mas que a empresa deveria ser mais clara sobre isso.
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Proprietários reclamaram que o líquido de arrefecimento no câmbio causava falhas (Imagem: Jeep / Divulgação)

Procon-MG

Agora, o Procon de Minas Gerais solicitou que os proprietários que identificaram o problema em seus veículos Jeep Renegade com motor flex e câmbio AT6 entrem em contato com o órgão. A falha deve envolver o trocador de calor ou questões com vazamento de líquidos de arrefecimento no câmbio automático

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Como entrar em contato

O Ministério Público de Minas Gerais recomenda que os proprietários que identificarem o problema encaminhem a notificação ao e-mail [email protected] até o dia 20 de julho de 2023.

A mensagem deve conter ano e modelo do veículo, informar se houve reparo pela concessionária na garantia ou sem custos, se houve negativa de reparo pela concessionária (informando a data), e se houve reparo em oficina diversa da concessionária (com notas fiscais e relatório).

Jeep negou as falhas (Foto: Jeep/Reprodução)

Resposta da Stellantis

A Stellantis, empresa dona da Jeep, afirmou que disponibiliza produtos da mais alta tecnologia e segurança, com transparência e respeito à legislação.

Oferecemos produtos reconhecidos e premiados, com engenharia, desenvolvimento e qualidade globais, e que já receberam várias premiações nacionais e internacionais, além de serem vencedores em muitos comparativos na imprensa especializada. Não existem vícios de produto, problemas crônicos ou falhas de projeto. Quaisquer dúvidas, sugerimos que os clientes procurem nossas concessionárias credenciadas ou os canais oficiais de atendimento.

Stellantis

Com informações de Uol Carros

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