Um novo vírus desconhecido está atacando iPhones e não precisa de nenhuma ação por parte do usuário para contaminar o dispositivo. Para se tornar vítima do golpe, basta receber uma mensagem através do iMessage com um anexo comprometido. A partir daí, o celular já está infectado e o vírus espião, agindo.

Leia mais:

Vírus espião

  • A Operation Triangulation, como a operação foi chamada pelos especialistas em segurança da Kapersky, foi descoberta só quando um desses pesquisadores percebeu que seu aparelho estava infectado com um vírus desconhecido.
  • O vírus em questão aproveita de uma brecha nos dispositivos da Apple desconhecida até pelos desenvolvedores.
  • Dezenas de iPhones e iPads das equipes da Kapersky foram infectados e, apesar de mais detalhes não terem sido divulgados para não aumentar a proporção dos golpes, ficou claro que ele já está sendo espalhado.
  • As informações privadas coletadas pelo espião incluem imagens enviadas em aplicativos de mensagem, gravações de microfone, geolocalização e outros registros de atividade no próprio dispositivo.
Homem sentado no sofá navegando por redes sociais num iPhone
Nem os desenvolvedores da Apple sabem qual foi a brecha pela qual o vírus entrou (Imagem: Adobe Stock)

Como funciona a infecção pelo vírus

Para ter seu dispositivo infectado, basta receber uma mensagem via iMessage com um anexo corrompido.

Ele não precisa clicar em link, baixar o arquivo ou sequer abrir a mensagem.

publicidade

A partir do momento que chega ao celular, o vírus espião assume a função de administrador e deleta os seus rastros para ter acesso aos arquivos do sistema sem ser notado.

Até onde vai a infecção

As redes sociais dos infectados não foram atingidas, o que significa que o vírus deve atuar somente no dispositivo.

Porém, os pesquisadores da Kapersky acreditam que não sejam eles as vítimas. Normalmente, operações de espionagem costumam mirar em políticos, jornalistas, ativistas e indivíduos envolvidos com políticas no geral, em ataques a grupos de pessoas do setor.

Ataques como esse normalmente são direcionados (Imagem: Shutterstock)

Como se proteger?

  • Uma atualização do iOS e iPadOS ainda não está disponível para corrigir a falha que permite a entrada do vírus.
  • Segundo a Kaspersky, por ora, não há muito o que fazer para se blindar da infecção.
  • Porém, operações de vírus como essa normalmente têm alvos direcionados.
  • Algumas técnicas que ajudam é prestar atenção se o consumo dos dados e da bateria do seu dispositivo está normal (pois, caso não esteja, pode ser que existam atividades rodando em segundo plano), e revisar as informações de segurança do aparelho.
  • Além disso, as recomendações para a proteção geral incluem não clicar em links desconhecidos, não fazer download de aplicativos de desenvolvedores desconhecidos e não acessar páginas suspeitas.

Com informações de Kapersky

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!