À primeira vista parece que as esferas de Klerksdorp foram esculpidas por humanos. Encontradas na metade do século XX, elas possuem linhas perfeitas em suas laterais e se parecem com objetos pré-históricos. Tudo se encaixaria se não fosse um fato bem curioso: as pedras esferas estavam presas dentro de uma rocha de 2,8 bilhões de anos.

Parecidas com bolas de críquete, as bolinhas com não mais de 10 centímetros de diâmetro foram achadas na cidade de Ottosdal, na África do Sul, e levadas para Klerksdorp, no norte do país, onde foram nomeadas.

Por que são misteriosas?

As esferas estavam dentro de uma rocha de pirofilita, um mineral usado para fazer esculturas. A rocha em questão foi datada como sendo de 2,8 bilhões de anos, muito antes do surgimento da humanidade. O que levantou a questão: quem esculpiu as esferas.

Na década de 1980 começaram a surgir boatos de que as bolas foram levadas pela NASA e que teriam sido feitas por uma civilização avançada que existiu na Terra antes dos humanos. Isso, claro, não passa de fake news, mas serviu para aumentar a fama desses objetos.

publicidade

Como a origem das esferas continuou um mistério, isso abriu espaço para que as teorias da conspiração sobre a origem fossem ganhando força com o passar dos anos.

Qual a origem das esferas de Klerksdorp?

De acordo com a BBC News, para acabar com os boatos, a  Society for the Rational Investigation of Paranormal Phenomena iniciou uma investigação para entender como surgiram esses objetos.

As pesquisas com geólogos chegaram à conclusão de que as esferas foram formadas por um processo conhecido como “grupo dominante”, que envolve a formação da pirofilita em torno da bola.

A principal característica é o que forma esse conglomerado, com várias camadas de lava vulcânica que se depositaram no topo e que, depois de muita pressão e calor, se transformaram em pirofilita, que é o que recobre as esferas

Bruce Caircorne, da Universidade de Joanesburgo, à BBC

A curiosidade das Klerksdorp é que eles aguentam a pressão e o calor dentro da rocha, além de terem sido vítimas da erosão da água.

Leia mais:

“As esferas são conhecidas como concreções: objetos esféricos, elípticos ou achatados formados por diversos minerais que estão na rocha hospedeira. E são bastante comuns, tendo sido encontrados milhares ao redor do mundo”, completou ainda o especialista.

Sobre as listras nas laterais, ele explica: “na verdade não são linhas, mas camadas. Isso é um produto dos rastros deixados pela rocha hospedeira, que se acumularam em camadas ao longo de muito, muito tempo, criando o efeito que você pode ver agora”, completou.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!