O que é Yuzu e como usar o emulador de Nintendo Switch

O Olhar Digital traz as principais curiosidades e um passo a passo de como utilizar esse emulador de Nintendo Switch no Celular.
Por Lucas Gabriel Machado Henriques, editado por Bruno Ignacio de Lima 06/06/2023 07h20, atualizada em 05/07/2023 17h46
Imagem mostrando tela do Yuzu em funcionamento
O Yuzu é um emulador de Nintendo Switch desenvolvido para smartphones (Imagem: Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Entre os mais populares emuladores de Nintendo Switch, o Yuzo está disponível para Android. O lançamento pelos desenvolvedores aconteceu nesta última terça, 30, permitindo que os apaixonados por games tenham acesso a títulos do console portátil.

O Olhar Digital trouxe as principais informações sobre esse lançamento e um passo a passo de como usá-lo.

Leia mais:

O que é?

Imagem mostrando um dos jogos disponíveis no emulador
skyrim está entre os jogos disponíveis para o Yuzu no celular. (Imagem: Yuzu)

Disponível para download gratuitamente pela Play Store, o Yuzo significa um passo considerável para projeto. Por hora, a versão inicial do aplicativo não oferece todas as funcionalidades da versão para computador. A princípio saiu em uma publicação oficial que os devs (Desenvolvedores) afirmaram que estão trabalhando para aprimorar o aplicativo.

Em suma, a versão para Android do Yuzu continua em processo de desenvolvimento. E por isso as builds ainda são considerados uma versão beta. O grupo agora está produzindo melhorias nos recursos da aplicação, revendo bugs de compatibilidade e otimizando o desempenho.

A ideia é trazer funções que já são sucessos na versão para PC, também no aplicativo de celular.

“Recursos como multijogador em LAN/LDN, Perfis de entrada, TAS, etc. ainda não estão disponíveis. Por enquanto, queremos nos concentrar na compatibilidade e no desempenho, pois a execução de uma emulação de ponta em um hardware Android típico apresenta vários desafios”, ressaltou a plataforma.

Testes no Yuzu para Android

Segundo os desenvolvedores do Yuzu, tanto a compatibilidade quanto o desempenho podem variar conforme o dispositivo que estiver sendo utilizado.

Hoje, o emulador precisa de dispositivos alimentados por SoCs Qualcomm Snapdragon com GPUs Adreno. Vale ressaltar que o Yuzu tem requisitos de RAM bastante altos, sendo necessário o mínimo de 8GB de memória interna no smartphone.

Quanto aos requisitos de software, o Yuzu para Android precisa no mínimo que o equipamento tenha o Android 11 ou mais recente, além de uma infinidade de extensões Vulkan necessárias que a Play Store realizará a verificação automatizadamente.

Imagem mostrando lista com os jogos disponíveis
A lista vêm crescendo de acordo com nota publicada pela Yuzu. (Imagem: Divulgação)

Os devs ressaltam ser possível que nem todos os smartphones rodem os jogos da mesma forma, apesar das configurações mínimas.

A Yuzu destacou uma lista de jogos testados em celulares e apresentam bom desempenho, alcançando 60 FPS

Em aparelhos do porta da linha S da Samsung, como o Samsung Galaxy S23 e S20 FE 5G, os jogos que se destacaram foram: Animal Crossing: New Horizons, The Elder Scrolls V: Skyrim, Mario Kart 8 Deluxe, Pokémon Sword, Super Mario Odyssey, Diablo III: Eternal Collection e The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Lucas Gabriel MH é jornalista formado pela Faculdade Uniacademia. Com 7 anos de experiência é especialista na cobertura de tecnologia, cultura e cinema.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.