Repleto de artistas do mundo inteiro, com os mais variados e surpreendentes estilos, o serviço de streaming sonoro requer apenas uma conexão com à internet para colocar o universo da música todo nas mãos do usuário. Vale ressaltar, que ao exemplo do Spotify, usuários da versão gratuita possuem acesso ao mesmo número de artistas e podcast’s, porém com a limitação de a cada 4 músicas ter de conviver com um anúncio. Isso não acontece na versão Premium, que é ilimitada e com zero propagandas interrompendo sua música favorita.

O Olhar digital trouxe 7 recursos que vão surpreender e facilitar o garimpo musical do usuário no Spotify.

Leia mais:

1 – Descobertas da semana

Imagem mostrando um print de tela das descobertas da semana
As descobertas da semana é atualizado toda segunda com novidades e curiosidades com base no algorítimo do usuário. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Em suma, sabe-se que este é um dos primeiros recursos lançados pelo Spotify, tem como principal objetivo trazer tudo que foi lançado recentemente considerando os estilos que o usuário tem o hábito de ouvir na plataforma.

publicidade

Em suma, o algoritmo sempre às segundas-feiras entrega pelo menos 30 faixas novas para o usuário. Podem ser canções de artistas que o usuário já acompanha, músicas dos gêneros que mais ouve. Além de composições novas que podem ser do gosto do assinante.

A princípio, para localizar essa ferramenta, basta o usuário buscar no canto superior esquerdo ou na parte central da tela. Mas caso não encontre, é só ir até a lupa do buscar e digitar pelo nome da ferramenta que automaticamente irá aparecer a playlist desejada.

2 – Radar de novidades

Imagem mostrando o Radar de Novidades
O Rodar de novidades geralmente traz as novidades setorizado em artístas já consumidos pelo usuário. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Diariamente, artistas de todos os cantos do mundo lançam músicas novas. Seja um som remixado ou álbum completo.

A princípio, considerando que devido a tantas novidades ser humanamente impossível acompanhar tantos lançamentos. O Spotify desenvolveu o Release Radar, uma playlist recheada com as mais recém-adicionadas canções de sua plataforma.

3 – Rádio Spotify

Imagem mostrando as rádios personalizadas do Spotify
As rádios geralmente são separadas de acordo com os artistas e gêneros musicais preferidos do usuário. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Em resumo, depois do usuário ouvir um álbum completo ou até mesmo uma playlist do início ao fim, o Spotify começará a reproduzir recomendações com base nos seus gostos.

Assim sendo, a partir desse ponto, o usuário entrará na Rádio Spotify e irá ouvir músicas novas ou até mesmo aquelas que estão salvas na biblioteca privada. Ao tocar no botão de adição, que fica no canto esquerdo, as canções recomendadas para o usuário serão salvas imediatamente.

4 – Daily MIX

Imagem mostrando o Daily MIX
Diferente das ‘Descobertas da semana’, o Daily MIX é atualizado com novidades diariamente. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Diferente das descobertas da semana, o Daily MIX é atualizado diariamente pelo sistema do Spotify, trazendo novidades com base no que o algoritmo captou de comportamento do usuário.

Desse modo, o assinante do Spotify pode ouvir suas músicas preferidas e ainda descobrir inúmeras outras canções novas. Para acessar a função basta busca pela tela principal ou ir diretamente no campo de busca.

5 – O que você quer ouvir? Ou Buscar

Imagem mostrando o Buscar
Essa ferramenta auxilia o usuário em buscas mais complexas no aplicativo. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Um recurso hoje popularizado na maioria dos sistemas baseados em internet, IA ou mídias sócias. É onde o usuário pode fazer o seu garimpo musical ou de informações por meio de podcasts.

Através desse recurso é possível atualmente buscar entre discos, singles, Ep’s e programas de podcast dos mais variados estilos ou até mesmo saber o que outros usuários andam escutando.

6 – Playlist de sentimentos

Imagem mostrando a opção de playlists de acordo com o astral do usuário
Com essa ferramenta, o usuário pode escolher o estilo de canção de acordo com seu estado emocional. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Diferente das demais, o algoritmo de forma muito inteligente entrega ao usuário uma sequência musical para cada estado emocional. Por exemplo, o usuário caso esteja deprimido existe uma playlist para esse sentimento. Ou o mesmo resolveu de última hora dar uma festa em casa, poderá encontrar uma playlist especificamente para esse momento.

7-Playlists do perfil do Spotify

Imagem mostrando perfis oficiais do Spotify
O Spotify possui sua própria conta de usuário dentro da plataforma, oferecendo algumas playlists no modo público. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Uma curiosidade é que o Spotify possui um perfil repleto de playlists criados pela própria equipe deles.

A princípio, para acessar é só buscar por Spotify dentro do buscar, e filtrar por perfis.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!