Um dos aplicativos mais utilizados e baixados, tanto da Apple Store quanto da Play Store do Google, é o WhatsApp. O mensageiro do grupo Meta é líder por ser um aplicativo relativamente leve e fácil de ser manuseado por qualquer pessoa.

Mas, como nem tudo são flores, ele pode apresentar falhas durante sua utilização que costumam causar uma certa tensão entre os usuários da ferramenta.

O Olhar Digital trouxe algumas dicas que prometem ajudar a resolver nesses momentos que o aplicativo apresentar erros.

Leia mais:

publicidade

O que faz o WhatsApp apresentar falhas?

São diversos os fatores que podem fazer a ferramenta apresentar falhas. Logo abaixo segue uma lista com alguns dos motivos mais comuns de bugs no aplicativo:

1 – Conexão com falhas

Dentre questões que podem levar o WhatsApp falhar, a conexão de rede apresentar falhas, está entre as principais causas do transtorno no aplicativo.

Nestes casos é importante o usuário se certificar que sua conexão está corretamente configurada. Em seguida o usuário deve fazer um teste com outras conexões de rede como Wi-fi para se certificar que a questão de rede está realmente fazendo o mensageiro parar de funcionar no smartphone.

2 – Aplicativo desatualizado

A princípio, se a versão do seu aplicativo não for compatível com a mais recente, o WhatsApp poderá apresentar falhas por não suportar o sistema atual do seu aparelho.

3 – Falhas internas do aplicativo

Quando o servidor do aplicativo apresenta alguma falha interna, automaticamente em escala mundial o WhatsApp apresenta o modus inoperantes, ou seja, fica completamente inutilizado até que o sistema interno dele seja reajustado pelo Meta (Grupo formado pelo Facebook, WhatsApp, Instagram, Snap Chat e Mensager).

Um exemplo de falha em escala global aconteceu em 2021, quando o aplicativo ficou sem funcionar no mundo todo durante quase dois dias.

Formas de resolver a falha

Dentre as formas de resolver a falha do WhatsApp o Olhar Digital separou algumas dicas que seguem logo abaixo.

Verificando o status do servidor do WhatsApp

Em suma, como já mencionamos nesta matéria, quando a Meta coloca os servidores do WhatsApp em manutenção. O aplicativo geralmente fica sem funcionar durante o período de atualização e reparo.

Por tanto, no que se refere à questão da falha, é ideal que o usuário verifique o relatório de interrupções no serviço para saber se o servidor está fora do ar devido a uma manutenção, por exemplo.

Para fazer esse procedimento, basta o usuário verificar por meio do site downdetector, que logo obterá a resposta de forma prática e rápida.

Imagem mostrando print do downdetector
O site downdetector é uma excelente ferramenta. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

O site especializado citado acima monitorará o aplicativo em tempo real conforme os problemas reportados pelos usuários.

Imagem de resposta
Resultado downdetector (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Verificando atualizações do aplicativo

O WhatsApp constantemente disponibiliza atualizações do aplicativo para corrigir bugs e introduzir novos recursos.

Caso o usuário esteja com o aplicativo desatualizado, isso impedirá que o WhatsApp funcione corretamente. Para fazer essa correção, o usuário precisa baixar o aplicativo novamente na Play Store (Android) ou na App Store (IOS) e atualizar para uma nova versão.

Verificando a conexão de rede

Como o aplicativo é um mensageiro instantâneo. O mesmo automaticamente necessita de uma conexão de rede para poder funcionar de forma fluída.

Em caso de falha na conexão, o próprio aplicativo poderá apresentar algumas notificações ou aparecer durante o envio de uma mensagem o símbolo de um relógio até que a conexão volte a funcionar e o mesmo encaminhe a mensagem para o contato desejado por parte do usuário.

Imagem mostrando o WhatsApp sendo atualizado
Uma das formas de resolver a falha do WhatsApp é atualizando o aplicativo. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Feche e abra novamente a aplicação

Em alguns casos o aplicativo pode apresentar uma falha momentânea e por isso para resolver a questão pode ser mais fácil do que se imagina. Assim sendo, basta que o usuário feche o aplicativo e reabra o mesmo para o problema ser sanado de forma bem rápida.

Permita todas as utilizações de funções do sistema

Em alguns casos, durante uma atualização automática o WhatsApp de forma automática pode cancelar as permissões do sistema e parar de funcionar corretamente.

Neste casso, basta que o usuário entre nas configurações internas do aplicativo e autorize as funções do sistema como anteriormente para o aplicativo voltar a funcionar.

Limpe o cache do aplicativo

Uma outra forma de resolver uma falha recorrente do WhatsApp é limpando os dados do aplicativo. Assim, o mesmo retornará ao estado inicial de instalação e voltará a funcionar normalmente.

O WhatsApp Web

Para falhas dentro do computador, a primeira ação é desconectar o WhatsApp e realizar uma nova conexão entre o aplicativo do celular e o aplicativo do computador ou direto pelo navegador web.

Caso a falhar persista, o ideal é o usuário limpar o cache do aplicativo do WhatsApp para computador ou limpar o histórico de navegação e assim voltar a utilizar normalmente a ferramenta.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!