Instagram e Facebook: uso casado das redes é questionado na Alemanha

Meta deve informar aos usuários da Alemanha sobre o uso casado do Instagram e do Facebook, dando opções alternativas
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 07/06/2023 16h55
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Autoridades da Alemanha disseram que a Meta, dona do Instagram e do Facebook, vai apresentar uma nova visão geral sobre as duas plataformas para os usuários. A intenção é assegurar que os indivíduos estejam informados sobre a decisão de usar as redes sociais em conjunto, em uma medida antitruste discutida com o regulador.

Leia mais:

Revisão da Meta

A Meta informará os usuários sobre sua atuação conjunta na Alemanha, no que diz respeito ao Instagram e ao Facebook.

Segundo a empresa, a decisão é para permitir que os usuários tomem “uma decisão amplamente livre e informada” sobre se desejam usar as contas das duas redes sociais em conjunto ou separadamente.

Atualizamos a visão geral da conta Meta para mostrar de forma mais transparente como nossos serviços funcionam juntos e dar às pessoas mais controle sobre esses recursos.

Porta-voz da Meta

O porta-voz também acrescentou que a Meta continuará trabalhando em conjunto com as autoridades da Alemanha para seguir atuando de forma construtiva no país.

Facebook já passou por diversos embates legais para permanecer na União Europeia (Foto: Reprodução)

Cartel e antitruste na Alemanha

  • A nova medida vem para acalmar as preocupação antitruste no país.
  • Isso significa que a Alemanha pretende prevenir a formação de cartéis ou trustes nacionalmente, como a Meta parece fazer: une empresas, como o Instagram e o Facebook, para atuarem de forma conjunta e dominarem grande parte do mercado em que atuam.
  • Em 2019, o escritório de cartel da Alemanha já havia tentado proibir a Meta, que na época detinha apenas o Facebook, de combinar os dados de usuários de várias fontes sem o consentimento para isso.
Instagram
Medida da Meta pretende esclarecer aos usuários sobre o uso conjunto de Instagram e Facebook (Imagem: kovop / Shutterstock.com)

Nova medida da Meta

A Meta realizará a revisão das medidas depois de diversas disputas legais na União Europeia.

Agora, a empresa pretende revisar um plano que já foi anteriormente apresentado ao escritório de cartel da Alemanha, à época definido como “gravemente deficiente”. O órgão justificou que a proposta não informava os consumidores de forma eficiente ou transparente.

O país está acompanhando o progresso da Meta de perto, já que considera a medida como de “importância primordial para a concorrência nos mercados”.

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.