O Google atualizou algumas de suas próprias aplicações, focando no sistema operacional inteiro. O update responde para o mês de junho e chega para todos com ajuda da própria loja Google Play, entregando melhorias para segurança, privacidade e detalhes curiosos como o suporte do app Carteira para celulares com tela dobrável.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Google atualiza partes do sistema operacional sem precisar de um firmware novo, levando as novidades pela Play Store e Play Services
  • Em junho temos algumas novidades, como o suporte aprimorado para celulares dobráveis como o Galaxy Z Fold e o Pixel Fold
  • Também podemos ver o trabalho do Google por debaixo do capô ao aumentar a quantidade de acessórios e celulares compatíveis com o Encontre Meu Dispositivo
  • Este serviço é a resposta do gigante das buscas para o Find My da Apple e deve ajudar o usuário a encontrar o celular, chaves, mala e outros acessórios pela casa

Neste momento você deve estar pensando que os smartphones flexíveis como os Galaxy Z Flip, Fold e os Motorola Razr sempre usaram o Carteira e sua indagação está corretíssima. Nenhum destes celulares foi incompatível com o app, mas é necessário lembrar que o Google entrou no mercado destes aparelhos recentemente.

Google Pixel Fold
Google Pixel Fold / Imagem: Reprodução

A atualização deve estar envolvida com o Pixel Fold e também com a chegada iminente dos Galaxy Z Flip e Fold 5 já em julho. Para quem já tem um dobrável agora, o Carteira do Google precisa que o dispositivo esteja fechado para funcionar e isso deve mudar com o update.

publicidade

Google finalmente responderá ao Find My da Apple

Seguindo na lista de novidades para o Android, temos mais ajustes internos para o Encontre Meu Dispositivo, anunciado pelo Google no I/O deste ano e que é uma rede parecida com o Find My da Apple. Com a atualização este serviço passa a oferecer suporte para um número maior de dispositivos, incluindo acessórios pequenos.

O Encontre Meu Dispositivo deve ser lançado junto do Android 14, que pode começar a aparecer para os usuários em algum momento a partir do final deste semestre. O update do Google também entrega mais alertas e recomendações para proteger a conta do próprio usuário e o Google TV (e Android TV) passou a mostrar um alerta para quem utiliza a plataforma e não atualizou o sistema.

publicidade

Tudo isso já está presente em atualizações que chegam pelo Google Play Services. Basta manter os apps atualizados na loja do Android, para você ter as novidades dentro do seu celular agora.

Com informações: Google.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!