Pêndulos de Foucault: onde estão os maiores e mais famosos do mundo

São muitos os pêndulos de Foucault espalhados pelo mundo, mas vamos listar aqui alguns dos mais pesados e famosos para visitar
Por Samara Menezes, editado por Bruno Ignacio de Lima 13/06/2023 08h20, atualizada em 25/01/2025 17h36
O Pêndulo de Foucault
O Pêndulo de Foucault, na França - Celli07 / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O pêndulo de Foucault, criado pelo físico francês Jean Bernard Léon Foucault, é uma experiência que demonstra a rotação da Terra em relação a seu próprio eixo. A experiência foi feita pela primeira vez em 1851, no Panthéon em Paris, e consistia em uma bola de 30kg presa por um rígido fio de 67 metros de comprimento, com uma areia fina dentro que demarcava por onde a bola oscilava, demorando 31 horas e 50 minutos para dar uma volta completa, exatamente o tempo que Foucault havia previsto em seus cálculos.

Leia também:

A experiência foi realizada também em outros lugares do mundo, especialmente no Polo Sul e Norte, onde o pêndulo demora 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para completar a volta, que é o tempo exato em que a Terra termina de dar uma volta em torno de si, comprovando assim a rotação da Terra cerca de 100 anos antes de qualquer viagem ao espaço.
Confira agora os maiores e mais famosos pêndulos dos que estão espalhados ao redor do planeta.

Os maiores e mais famosos pêndulos de Foucault ao redor do mundo

pendulo Foucault
[ Gravura do experimento de Foucault realizado no Panteão de Paris em 1851 – Imagem: Le Petit Parisien ]

6. Centro Cultural Manuel Gomez Morin

O museu de ciências e tecnologia Centro Cultural Manuel Gomez Morin, localizado na cidade de Santiago de Querétaro, no estado de Querétaro, México, possui um pêndulo de 280kg com 28 metros de comprimento criado em 2002. Para abrigar o pêndulo, foi construído uma cúpula de 36 metros de diâmetro e 28 metros de altura.

5. Museum of Science and Industry

Esse museu localizado na cidade norte-americana de Chicago, é dedicado a ciência e aos equipamentos e sistemas industriais, e possui um pêndulo de 300kg medindo 20 metros de comprimento. O Museum of Science and Industry foi inaugurado em 1933, e conta com um acervo de mais de 35 mil artefatos, sendo um dos maiores museus de ciências do mundo.

4. Amundsen-Scott South Pole Station

O pêndulo localizado no Polo Sul, na Antártida, é famoso por ser onde se assume que a rotação da terra teria efeito máximo. Ele foi instalado na Amundsen-Scott South Pole Station, com 33 metros de comprimento e 25kg. A estação foi originalmente construída em 1956, e está a 100 metros do Polo Sul geográfico.

3. Oregon convention center

Foucault Pendulum in Oregon
Pêndulo de Foucault no Oregon Imagem: Scott Dexter / Wikimedia Commons

O Oregon Convention Center está localizado em Portland, Oregon, nos Estados Unidos, e alega ter o maior pêndulo de Foucault do mundo com 408kg e 27 metros de largura. O centro de convenções foi inaugurado em 1990 e está localizado ao leste do rio Willamette, em Lloyd District.

2. Musée des Arts et Métiers

O segundo pêndulo de Foucault mais famoso do mundo fica localizado no Musée des Arts et Métiers, e pesa 28kg. O museu de artes e ofícios fica em Paris, França, foi fundado em 1794, como um repositório para a preservação de invenções e instrumentos científicos.

1. Panthéon

Pêndulo de Foucault no Pantheón
Pêndulo de Foucault no Panthéon Imagem: Wikimedias Commons

O pêndulo de Foucault que fica em primeiro lugar entre os mais famosos fica em Panthéon, também localizado em Paris, França, e possui 28 kg e 67 metros de comprimento. Ele é famoso por ser o mesmo local onde Foucault posicionou seu pêndulo em 1851. Com sua construção finalizada em 1790, o Panthéon abriga heróis franceses famosos como Victor Hugo, Marie Curie, Voltaire, entre outros.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Samara Menezes
Colaboração para o Olhar Digital

Samara Menezes é jornalista formada pelo Centro Universitário FiamFaam. Já trabalhou como jornalista responsável pela revista SBACV em Pauta, e hoje trabalha como colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.