Fósseis de dinossauros na Austrália reescrevem a história do país

Paleontólogos acreditavam que os dinossauros eram raros na Austrália e, por isso, tinham dificuldade em achar fósseis. Mas não é bem assim
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 14/06/2023 15h35
A descoberta de fósseis começa pela prospecção
Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Desde que paleontólogos começaram a buscar por fósseis de dinossauros, os achados são extremamente raros na Austrália, o que intrigava cientistas. Agora, o país está revertendo a situação: diversas descobertas foram feitas por acaso nas últimas duas décadas. Uma deles, inclusive, ajudou a identificar um dos maiores animais já registrados, e foi encontrado por acidente no solo de uma fazenda local.

Leia mais:

Fósseis de dinossauro

Bingo. Anos se passaram até que os profissionais começassem a encontrar vestígios de dinossauros na Austrália. A comunidade paleontológica chegou até a aceitar que eles eram raros por lá.

Antes dessas descobertas começarem a sair do centro-oeste de Queensland, os dinossauros australianos eram absolutamente, extraordinariamente raros.

 Matt Lamanna, paleontólogo do Carnegie Museum of Natural History, em Pittsburgh

Agora, tudo mudou e eles os encontram até sem procurar.

Por acidente, um achado mudou todo o rumo da paleontologia na Austrália (Foto: Australian Age of Dinosaurs)

Descobertas na Austrália

  • Segundo os cientistas, o quadro começou a mudar em 1999, quando David Elliot, um fazendeiro da região de Winton, na Austrália, encontrou fósseis em sua fazenda.
  • Apesar de a comunidade local encontrar diversos vestígios com certa frequência, era incomum que eles alertassem paleontólogos ou geólogos.
  • Quando Elliot o fez, dois anos depois da descoberta, mudou a compreensão dos profissionais na Austrália.
  • O fazendeiro sabia que, de onde veio o primeiro, tinham mais fósseis e assim aconteceu: uma escavação encontrou ossos a um metro e meio de profundidade abaixo da terra da propriedade.
O acervo de David Elliot se tornou um museu de referência (Foto: Australian Age of Dinosaurs)

Acervo

  • A descoberta de Elliot mudou a forma com que os paleontólogos procuravam por fósseis na Austrália. Se antes eles não encontravam nada, bastava cavar um pouco mais.
  • Mais vestígios foram achados na fazenda e David Elliot montou seu próprio acervo, que mais tarde se tornou a ONG Australian Age of Dinosaurs. Ele se tornou referência no local, sendo procurado por outras pessoas que encontravam ossos antigos.
  • Assim, partindo de um pequeno achado em uma fazenda local, um dos maiores dinossauros do mundo foi descoberto.
  • Agora, até paleontólogos amadores, turistas e moradores curiosos pagam para participar das escavações como voluntários. Foi quase como se eles tivessem surgido “do nada” e o turismo parece uma nova possibilidade para o país.

Com informações de The New York Times

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.