Carro popular: quase um terço do crédito do programa já acabou

As montadoras já usaram cerca de R$ 150 milhões dos R$ 500 milhões oferecidos pelo governo; programa deve durar apenas um mês
Por Gabriel Sérvio, editado por Bruno Ignacio de Lima 15/06/2023 17h54, atualizada em 15/06/2023 17h58
Concessionária com modelos de carro popular
(Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
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As fabricantes que abraçaram o incentivo do governo federal para baixar o preço dos carros novos já usaram nos últimos dez dias quase um terço de toda a quantia reservada para o programa (cerca de R$ 150 milhões dos R$ 500 milhões destinados para automóveis).

O que você precisa saber

  • Todas as montadoras receberam R$ 10 milhões cada em créditos. 
  • Algumas marcas solicitaram a liberação de valores acima disso.
  • Alguns exemplos são a Volkswagen, Hyundai, Chevrolet, Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën (que compõem o grupo Stellantis) e a Renault.
  • No fim, as estimativas do governo parecem corretas, ou seja, o programa deve durar apenas de um mês (e não quatro como era previsto antes por Fernando Haddad, Ministro da Fazenda).

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A expectativa é que os preços voltem a subir em julho assim que o crédito das montadoras acabar. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), houve um salto de 260% nas visitas às concessionárias (os impactos nas vendas ainda não foram computados).

Vale destacar que a liberação das quantias é feito por grupo automotivo, ou seja, para a Stellantis, por exemplo, o crédito concedido foi dividido entre as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Do montante de R$ 1,5 bilhões liberado pelo governo, outros 700 milhões são de incentivos para caminhões e R$ 300 milhões são para vans e ônibus.

Quem está participando do programa?

A lista com todas as empresas que aderiram ao programa de ‘carros populares’ foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic). Confira mais detalhes e todos os carros novos com desconto.

Com informações do Autoesporte

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.