As fabricantes que abraçaram o incentivo do governo federal para baixar o preço dos carros novos já usaram nos últimos dez dias quase um terço de toda a quantia reservada para o programa (cerca de R$ 150 milhões dos R$ 500 milhões destinados para automóveis).
O que você precisa saber
- Todas as montadoras receberam R$ 10 milhões cada em créditos.
- Algumas marcas solicitaram a liberação de valores acima disso.
- Alguns exemplos são a Volkswagen, Hyundai, Chevrolet, Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën (que compõem o grupo Stellantis) e a Renault.
- No fim, as estimativas do governo parecem corretas, ou seja, o programa deve durar apenas de um mês (e não quatro como era previsto antes por Fernando Haddad, Ministro da Fazenda).
Leia mais:
- Carro popular: 4 usados ‘completinhos’ por até R$ 60 mil
- Carro popular: revendas têm regras diferentes; veja o que muda
- Carro popular: entenda o cálculo de descontos e se a compra compensa
- Carro popular pode influenciar no preço dos usados?
A expectativa é que os preços voltem a subir em julho assim que o crédito das montadoras acabar. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), houve um salto de 260% nas visitas às concessionárias (os impactos nas vendas ainda não foram computados).
Vale destacar que a liberação das quantias é feito por grupo automotivo, ou seja, para a Stellantis, por exemplo, o crédito concedido foi dividido entre as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Do montante de R$ 1,5 bilhões liberado pelo governo, outros 700 milhões são de incentivos para caminhões e R$ 300 milhões são para vans e ônibus.
Quem está participando do programa?
A lista com todas as empresas que aderiram ao programa de ‘carros populares’ foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic). Confira mais detalhes e todos os carros novos com desconto.
Com informações do Autoesporte
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!