De acordo com alerta do Serviço Nacional de Inteligência (NIS), hackers norte-coreanos criaram um site falso idêntico ao popular portal de buscas sul-coreano Naver. Segundo a agência, a ação marca uma das tentativas mais sofisticada de atingir usuários na região Sul, além de demonstrar habilidades que podem ser disseminadas para outros lugares e setores. 

Para quem tem pressa: 

publicidade
  • O NIS pediu que as pessoas evitem acessar o site chamado “Naver Portal”; 
  • A agência está trabalhando com organizações estrangeiras para rastrear a atividade do grupo por trás do portal falso; 
  • Informações de quantas pessoas podem ter sido enganadas pelo portal ou se dados pessoais foram expostos não foram divulgadas. 

Leia mais! 

Pedimos aos usuários que prestem atenção ao endereço de domínio ao acessar o Naver. 

Serviço Nacional de Inteligência (NIS) em nota divulgada nesta quinta-feira (15). 

O avanço das estratégias de hackers da Coreia do Norte não é novidade e tem gerado preocupação em boa parte do mundo, principalmente para a divisão de criptomoedas. Segundo as Nações Unidas, a Coreia do Norte roubou mais ativos de criptomoeda em 2022 do que em qualquer outro ano. Monitores internacionais dizem que dinheiro roubado foi injetado nos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte — saiba aqui detalhes de como hackers podem estar financiando o programa! 

publicidade

Em maio, o NIS alertou que mais de 70% das tentativas de hackers norte-coreanos acontecem por e-mail, a maioria fingindo ter sido enviada sob os nomes de portais sul-coreanos como Naver e Daum. A agência classifica os ataques como um tipo de “engenharia social”, técnica empregada por criminosos virtuais para induzir usuários a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores ou abrir links para sites comprometidos.

Com informações da agência de notícias Reuters 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!