Eficiência é a palavra de ordem nas empresas de todo o mundo. Elas não estão medindo esforços para adotarem ferramentas e tecnologias que possam auxiliar nesse processo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Salesforce, 91% das companhias desejam automatizar processos de negócios.

Tudo isso foi impulsionado pela pandemia e o isolamento social, já que as empresas precisavam se manter competitivas mesmo diante de um cenário desafiador. Elas viram na automação uma saída para sobreviver a essa avalanche de acontecimentos que exigia adaptabilidade.

publicidade

Leia mais:

Na indústria, diferentes segmentos têm investido em tecnologias como robótica, sistemas de controle e automação visando aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos. Já no varejo, grandes redes de supermercados e lojas têm adotado sistemas de autoatendimento, como caixas automáticos e check-outs sem a necessidade de atendentes. Isso permite uma maior agilidade no processo de compra, reduz filas e proporciona uma experiência mais conveniente para os clientes.

publicidade

Outro setor que tem se beneficiado é o de serviços, principalmente na área de atendimento ao cliente. Muitas empresas estão implementando chatbots e assistentes virtuais para responder a perguntas frequentes e fornecer suporte básico aos clientes, o que agiliza o processo — além de ficar disponível 24 horas por dia, oferecendo comodidade aos clientes.

Embora muitas empresas tenham entendido os benefícios da automação e aprendido com as experiências de outros países, ainda estamos engatinhando no assunto. Há avanços significativos quando olhamos para o que era a automação há cinco anos e como está atualmente. No entanto, para fazer com que ela seja, de fato, uma realidade em nosso país, ocupando seu devido espaço nas companhias, ainda precisamos superar muitos desafios.

publicidade
Pessoa digitando em notebook com desenho colorido de aprendizado de inteligência artificial em cima
(Imagem: NicoElNino/Shutterstock)

Ainda há muitos obstáculos no processo de automação

De acordo com o relatório Business Process Management – Global Market Outlook (2017-2026), espera-se que o mercado de Business Process Management (BPM), por exemplo, tenha uma taxa de crescimento anual composta de 15,5% nos próximos anos e alcance US$ 26,76 bilhões em 2026. Outras tendências deste mercado de automação, mas que também enfrenta desafios, é Data e Workflow. Entretanto, mesmo com avanços e desafios quando olhamos para os parques industriais, a robótica ainda está no início.

Por mais que tenhamos tecnologias que possam ajudar as empresas em diversos processos, ainda precisamos enfrentar obstáculos. A falta de orçamento, por exemplo, é um dos principais desafios de vários líderes brasileiros (26%), segundo a pesquisa “OTRS Spotlight: IT Service Management 2023”.

publicidade

O estudo mostra que, por aqui, 19% dos empresários também apontam as restrições por regulamentação, compliance e governança como sua maior dificuldade. E 50% alegam falta de tempo para conhecer as ferramentas de automação que estão disponíveis por se tratar de um grande projeto. Outros 36% acreditam que os processos manuais são suficientes e 9% ainda não encontraram a solução adequada.

Além disso, a infraestrutura tecnológica em algumas regiões do país pode ser limitada, o que dificulta a implementação de soluções avançadas. Afinal, a tecnologia 5G, que poderia potencializar a automação, ainda não chegou a todo o território nacional.

Mesmo diante de tudo isso, vemos líderes dispostos a driblar todas essas questões para conseguir automatizar o quanto antes. Inclusive, durante a pesquisa, os executivos brasileiros observaram com mais frequência a economia de tempo (23%), seguido do crescimento mais rápido da empresa (19%) e economia de custos (18%) como os maiores benefícios de suas medidas em automação.

Sendo assim, é válido pensar a automação nas empresas como um caminho viável para impulsionar o crescimento e a eficiência das empresas, desde que seja adotada de forma estratégica e responsável.

inteligência artificial na medicina
Imagem: biancoblue/Freepik

O Brasil tem potencial de liderar o mercado de automação

  • Apesar de o Brasil ser um iniciante no processo de automação e não estar totalmente maduro, o cenário é de constante desenvolvimento, com empresas de diversos setores adotando tecnologias automatizadas para melhorarem seus processos e se manterem competitivas.
  • Certamente, nos próximos anos, veremos muitas companhias superarem todos os desafios para incorporar tecnologias capazes de alavancar seus produtos e serviços.
  • Por aqui, temos empresas de tecnologia de ponta que desenvolvem projetos robóticos para lidar com as necessidades de cada companhia.
  • Portanto, por mais que estejamos ainda engatinhando no assunto, estamos evoluindo e, muito em breve, teremos um mercado forte no assunto.
  • Por fim, estamos em evolução e temos grande potencial de liderar o mercado de automação, impulsionando o desenvolvimento econômico, beneficiando milhares de empresas e trazendo melhorias para toda a sociedade.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!