Recorde! Jovem resolve cubo mágico em 3 segundos, veja o vídeo

Max Park, de 21 anos, quebrou o recorde mundial ao resolver um cubo mágico em pouquíssimo mais que três segundos
Pedro Spadoni17/06/2023 13h17, atualizada em 17/06/2023 13h19
Max Park, jovem que quebrou recorde mundial de cubo mágico
(Imagem: Reprodução/YouTube)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O jovem estadunidense Max Park, de 21 anos, resolveu um cubo mágico (do tipo 3×3) em pouquíssimo mais de três segundos e quebrou o recorde mundial de tempo mais rápido para resolver um desses. A conquista rolou durante o evento Pride at Long Beach 2023 World Cube Association Competition.

Para quem tem pressa:

  • O estadunidense Max Park, de 21 anos, resolveu um cubo mágico em 3,13 segundos;
  • Façanha torna o jovem o novo recordista mundial de cubo mágico;
  • Até então, este era o posto do chinês Yusheng Du, que tinha resolvido um cubo mágico em 3,47 segundos em 2018;
  • Park também é recordista mundial em resolução de cubos maiores (4x4x4, 5x5x5, 6x6x6 e 7x7x7);
  • Os pais do jovem o colocaram para brincar com cubos mágicos após ele ser diagnosticado com autismo;
  • Eles contaram que, além de melhorar habilidades motoras finas, participar de competições aprimorou as habilidades sociais do rapaz.

A façanha do “speedcuber” está registrada num vídeo publicado no YouTube. Ao resolver o quebra-cabeça em exatos 3,31 segundos, Park também venceu o evento no qual competia.

Leia mais:

As mãos de Park se movem quase rápido demais para seguir no vídeo. E acaba quase imediatamente, com um Park eufórico batendo as palmas das mãos na mesa para parar o relógio.

Assista abaixo o vídeo do jovem quebrando o recorde mundial de cubo mágico:

Novo recordista do cubo mágico

Se Park é o novo recordista mundial, alguém deixou de ser – mas por menos de um segundo. Neste caso, trata-se do chinês Yusheng Du, que resolveu um cubo mágico em 3,47 segundos em 2018, de acordo com a revista People.

Como observa o Guinness Book em seu perfil sobre Park, os pais do nativo da Califórnia colocou ele para brincar com cubos mágicos para melhorar suas habilidades motoras. A ideia veio após Park, ainda bem jovem, ser diagnosticado com autismo.

Duas pessoas competindo para ver quem resolver cubo mágico mais rápido
(Imagem: Reprodução/Cube Store)

Além de ajudar suas habilidades motoras finas, competir de speedcubing também tem sido incrível para suas habilidades sociais, conforme contaram os pais do rapaz. Isso tornou sua última vitória ainda mais comovente.

Park já é um grande nome nos círculos de speedcubing e detém recordes mundiais para o tempo mais rápido para resolver cubos maiores, incluindo os cubos 4x4x4, 5x5x5, 6x6x6 e 7x7x7.

Não é todo dia que você assiste alguém completar um cubo de Rubik tão rapidamente. E conhecer o contexto por trás da última grande vitória de Park transforma sua incrível façanha numa história de bem-estar também.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.