A Renault acaba de apresentar o Rafale, um novo SUV híbrido plug-in com pegada esportiva, tração integral e carroceria cupê. Logo de cara, o nome não foi escolhido ao acaso. É o mesmo de um avião de corrida que bateu recorde de velocidade em 1934, atingindo 445 km/h.

Segundo Fabrice Cambolive, CEO da montadora, o modelo também simboliza a entrada da marca francesa “na classe superior do mercado” automotivo.

publicidade

Leia mais:

Como é o SUV Renault Rafale

Como Fabrice sugere, o modelo com quase 5 metros de comprimento (4,71 m) faz parte da gama mais alta da montadora — para ter uma ideia de tamanho, o Volkswagen Nivus, com 4,27 m, é bem menor.

publicidade
Interior do novo Renault Rafale.
Com distância entre-eixos de 2,74 metros, o modelo oferece bom espaço interno e leva até cinco pessoas. Imagem: Divulgação/Renault
  • O Rafale foi feito sobre a plataforma modular CMF-CD, fruto de uma parceria da montadora com as japonesas Nissan e Mitsubishi.
  • Embaixo do capô, há um motor 1.2 de três cilindros que gera sozinho 130 cavalos.
  • A unidade a combustão ganha um reforço extra de dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 2 kWh.
  • No fim, essa configuração rende uma potência combinada de 200 cavalos.
  • Segundo a Renault, o modelo consome em média 21,3 km/l de gasolina (não foi especificado se marca foi atingida na cidade ou na estrada).
Imagem: Divulgação/Renault
  • Outro destaque é o teto panorâmico que pode ser escurecido pelo motorista ao toque de um botão.
  • Esse recurso é derivado da aviação e também é usado pela Boeing no 787 Dreamliner.
Interior do novo Renault Rafale.
O interior vem equipado com duas telas: a principal de 12” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e o painel de instrumentos digital de 12,3”. Imagem: Divulgação/Renault
  • Quando o assunto é assistência ao motorista e segurança, são nada menos que 32 sistema a bordo que funcionam com IA (inteligência artificial).
  • Como opcional, o comprador pode incluir no pacote um display de projeção (heads-up display) que mostra informações no para-brisa do carro.

Quando chega?

O Rafale será fabricado na Espanha em três cores: vermelho, preto e cinza, e dois tons exclusivos: branco (Satin Pearl White) e Alpine Blue (o mesmo das imagens acima). O lançamento oficial para o mercado europeu está marcado para março de 2024. 

O SUV terá ainda uma versão mais esportiva, porém só em meados de 2024. A diferença principal fica por conta da cavalaria, que sobe para 300 cv.

publicidade

O preço final não foi revelado. A Renault também não confirmou se o modelo será lançado no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!