Os carregadores de dispositivos eletrônicos são essenciais para manter nossos smartphones, tablets e notebooks sempre prontos para uso. No entanto, muitas vezes não prestamos atenção suficiente aos cuidados necessários ao utilizá-los.

Leia também:

publicidade

Alguns hábitos comuns podem levar ao superaquecimento do carregador, representando um risco para a sua segurança e diminuindo sua vida útil. Neste artigo, apresentaremos 8 hábitos que podem gerar aquecimento além do normal, além de fornecer dicas preciosas para evitar problemas futuros.

1. Utilizar carregadores não originais ou de baixa qualidade:

Produtos de marcas desconhecidas ou de baixa qualidade podem não possuir os mecanismos de proteção adequados, levando ao superaquecimento. Sempre opte por carregadores originais ou de marcas renomadas, garantindo a segurança e qualidade do mesmo.

publicidade

2. Carregar o dispositivo em superfícies inadequadas:

Deixar o carregador em cima de superfícies como tecidos, almofadas ou cobertores impede a dissipação adequada do calor gerado durante o processo de carga, aumentando as chances de superaquecimento. Utilize superfícies planas, firmes e não inflamáveis para evitar problemas.

3. Cobrir o carregador durante o uso:

Muitas vezes, por questões de conforto ou estética, cobrimos os carregadores com objetos como capas de celular, lençóis ou almofadas. No entanto, isso restringe o fluxo de ar e pode causar um acúmulo de calor, levando ao superaquecimento. Mantenha-os sempre descobertos durante o uso.

publicidade

4. Carregar o dispositivo em locais com alta temperatura:

Deixar o carregador e o dispositivo expostos a altas temperaturas, como diretamente sob a luz solar ou perto de fontes de calor, aumenta consideravelmente o risco de superaquecimento. Opte por carregar seus dispositivos em locais frescos e arejados para evitar problemas.

5. Utilizar o dispositivo enquanto está conectado ao carregador:

Embora seja tentador continuar usando o dispositivo enquanto ele está recebendo carga, essa prática gera um aumento na carga de energia e pode causar superaquecimento. Desconecte o dispositivo durante o uso intenso para garantir um processo seguro.

publicidade
mulher usado celular com carregador plugado na tomada
Imagem: rawpixel/Freepik

6. Deixar o carregador conectado após a carga completa:

Deixar o carregador conectado à tomada após a carga completa do dispositivo pode gerar calor excessivo. Aparelhos eletrônicos modernos possuem mecanismos de proteção que interrompem o fluxo de energia quando a carga está completa, mas é recomendável desconectar o objeto da tomada para evitar qualquer risco.

7. Utilizar extensões ou benjamins:

O uso de extensões ou benjamins para conectar o carregador pode causar sobrecarga, aumentando a sua temperatura. Sempre conecte diretamente à tomada para evitar esse e outros tipos de problema.

Sem contar que caso haja aquecimento, benjamins e demais extensões podem se tornar extremamente perigosos. Muitos incêndios residenciais se iniciam pelo mau uso do benjamin e das extensões de tomadas.

8. Ignorar sinais de superaquecimento:

Se você perceber que o carregador está excepcionalmente quente ou emitindo odores estranhos, desligue-o imediatamente. Ignorar esses sinais pode levar a danos permanentes ou até mesmo causar incêndios. Substitua o dispositivo danificado o mais rápido possível.

Ao adotar hábitos adequados, você garantirá a segurança do seu dispositivo e prolongará sua vida útil, além de poder utilizar seu smartphone, tablet, notebook ou qualquer outro aparelho de forma segura e evitar problemas futuros.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!