A Gannett, maior rede de jornais dos EUA, entrou nesta terça-feira (20) com um processo judicial contra o Google acusando a empresa de violar a lei antitruste ao monopolizar o mercado de publicidade online. A ação não é a primeira do tipo que a big tech enfrenta, já tendo na ficha outros processos relacionados. 

O que você precisa saber: 

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  • A editora, dona de mais de 200 jornais americanos diários, disse que a mídia está sofrendo porque o Google e sua controladora, Alphabet, monopolizam ferramentas de anúncios online e forçam os editores a cederem espaço publicitário a preços baixos; 
  • A venda exclusiva ao Google resulta em “receita drasticamente menor para os editores e rivais de tecnologia de anúncios, enquanto o Google desfruta de lucros exorbitantes de monopólio”; 
  • No processo, a Gannett busca reparação de danos — detalhes do que a empresa pede não foram divulgados. 

Leia mais! 

A ação da editora chega apenas cinco meses após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos mover uma ação semelhante no que diz respeito a tecnologia de publicidade do Google. Também esse mês, a União Europeia abriu um processo pedindo a dissolução dos negócios de adtech da big tech devido à empresa ter práticas anticompetitivas. A Comissão Europeia prometeu ainda sua penalidade regulatória mais severa caso a companhia não atenda às exigências (ou tenha uma contraproposta aceitável). 

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De acordo com a Reuters, o Google gerou US$ 224,5 bilhões em receita de publicidade em 2022, respondendo por quase 80% da receita geral da Alphabet, e registrou um lucro total de US$ 60 bilhões. 

Em suma, a ação diz que enquanto o Google lucra, a Gannett luta para sobreviver no mercado online, já que precisou fechar mais de 170 publicações desde 2019, com impacto maior entre 2020 e 2021, quando viu a circulação dos seus jornais cair 20%.  

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Embora a queda tenha variados fatores, o processo pontua que a publicidade digital online nos Estados Unidos cresceu quase oito vezes desde 2009 para um negócio de US$ 200 bilhões, mas a receita de anúncios em jornais caiu quase 70% nesse período. 

Com informações da Reuters 

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