Como fazer uma reclamação de cobrança indevida da Uber

As dúvidas sobre cobranças indevidas podem ser solucionadas no próprio aplicativo da Uber em poucos minutos
Por José Ferreira, editado por Bruno Ignacio de Lima 21/06/2023 12h20, atualizada em 05/07/2023 16h31
Mão segurando celular com a palavra Uber escrita na tela
(Imagem: Tingey Injury Law Firm/Unsplash)
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A cobrança indevida de valores é uma aflição para todo cliente que utiliza o aplicativo de transporte da Uber. Alguns transtornos incluem, por exemplo, preços finais mais altos do que os indicados ao usuário inicialmente, ou descontos promocionais que não foram registrados após a corrida.

Apesar do aborrecimento, a solução pode ser mais simples do que parece. A seguir, descubra como revisar as suas tarifas por meio do aplicativo da Uber.

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Tempo necessário: 2 minutos

Abaixo, confira o passo a passo para resolver transtornos relacionados a cobranças indevidas:

  1. Acesse o app da Uber

    Na página inicial do aplicativo, cujo layout é igual tanto no Android quanto no iOS, clique no botão “Atividade”, na barra inferior;

  2. Veja o histórico de atividades

    Em seguida, selecione a viagem cujo valor você considera que foi cobrado indevidamente;

  3. Peça auxílio

    Depois, desça a tela do smartphone até a aba “Ajuda” e clique em “Solicitar ajuda com viagens”;

  4. Acesse o suporte do app

    Em seguida, toque na opção “Revisar minha tarifa”;

  5. Espere a inspeção da Uber

    Por fim, selecione uma das cinco opções dispostas e o aplicativo vai analisar o valor cobrado.

Como evitar a cobrança de taxas extras da Uber

O aplicativo vai cobrar um valor extra do usuário que não entrar no carro dentro de um determinado limite de tempo.

O motorista parceiro da Uber tem o direito de cancelar a corrida se o cliente não chegar até o veículo em menos de três minutos. De acordo com o blog da Uber, em algumas cidades esse limite dura até cinco minutos.

Outra situação que pode gerar cobranças indesejadas é se o passageiro sujar o veículo de alguma forma. Nessa situação, o condutor pode solicitar um reembolso para a limpeza, com valores que vão variar de acordo com o nível de gravidade do problema, podendo chegar a R$ 350.

Para entrar em contato com a empresa e obter algum tipo de suporte, basta acessar o aplicativo da Uber para os sistemas Android e iOS.

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José Ferreira
Redator(a)

José Ferreira é jornalista e designer gráfico formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso. Como redator, já escreveu conteúdo noticioso para as editorias de Finanças e News.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.