Amazon é acusada de induzir assinatura do Prime e dificultar cancelamento

A FTC também alega que a varejista dificulta o cancelamento das assinaturas criadas por engano; saiba mais sobre o caso
Gabriel Sérvio21/06/2023 12h59, atualizada em 21/06/2023 13h07
Ícone do aplicativo da Amazon na tela inicial de um iPhone
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Reguladores da Federal Trade Commission (FTC) estão processando a Amazon nos EUA por confundir clientes e induzir a assinatura no Prime, além de dificultar o cancelamento do serviço.

O que aconteceu

  • Nesta quarta-feira (21) o órgão americano disse que a Amazon pode ter enganado “milhões de clientes”.
  • O problema acontece na hora de finalizar uma compra no site da empresa, diz a FTC.
  • A Amazon apresenta muitas opções na tela para contratar o Prime, gerando confusão na hora de concluir o pedido e assinaturas criadas por acidente.
  • A comissão também alega que a Amazon exige que os clientes passem por várias etapas desnecessárias até conseguir cancelar a assinatura do programa com sucesso.

A Amazon enganou e prendeu as pessoas em assinaturas recorrentes sem o seu consentimento, não apenas frustrando os usuários, mas também custando-lhes muito dinheiro. Essas táticas de manipulação prejudicam tanto os consumidores quanto as empresas que cumprem a lei

Lina Khan, presidente da FTC, em comunicado divulgado nesta quarta

A Amazon ainda não comentou o caso oficialmente.

Leia mais:

Amazon usa IA em avaliações de produtos

Falando em Amazon, a gigante do varejo também embarcou na moda da IA e está usando inteligência artificial para escrever as avaliações de produtos e auxiliar os usuários a encontrar o item ideal no site.

A avaliação gerada por IA traz informações sobre o que os clientes disseram sobre um determinado produto e um aviso que o texto foi “gerado por IA a partir das avaliações dos clientes”.

Em depoimento a CNBC, um porta-voz confirmou que a empresa está testando a tecnologia, mas não compartilhou mais detalhes específicos. “Estamos investindo significativamente em IA generativa em todos os nossos negócios”, Lindsay Shanahan, porta-voz da Amazon.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Ícone tagsTags: