Canadá: nova lei obriga Big Techs a pagar para exibir notícias

Nova lei propõe uma regulamentação mais rígida para empresas de tecnologia
Por Alisson Santos, editado por Rodrigo Mozelli 24/06/2023 01h46
Meta
Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As redes sociais da Meta deverão parar de exibir notícias no Canadá por conta de mudanças na legislação local. Aprovada pelo Senado nesta quinta-feira (22), a “Lei de Notícias Online” exige que as plataformas paguem aos editores para ter acesso e poder exibir seus conteúdos.

Essa legislação foi proposta como forma de impor regulamentação mais rígida para as empresas de tecnologia e defender as empresas de notícias de publicidade online. “Hoje, estamos confirmando que a disponibilidade de notícias será encerrada no Facebook e no Instagram para todos os usuários no Canadá antes que a Lei de Notícias Online entre em vigor”, afirmou a Meta em comunicado.

Leia mais:

  • O Facebook emitiu avisos durante semanas sobre a nova lei e destacou que essas notícias não eram o foco e nem rentabilizavam para a plataforma;
  • A “Lei de Notícias Online” descreve regras que impõem que plataformas, como o Facebook e o Google, paguem os escritores para noticiar seus conteúdos – assim como uma lei aprovada na Austrália em 2021;
  • As empresas rebateram as propostas, afirmando serem insustentáveis ​​para seus negócios.

Big Techs versus Parlamento canadense

O Google argumentou que a nova lei do Canadá é mais ampla do que a australiana, destacando que essa proposta aplica preço nos links de notícias exibidos nos resultados de pesquisa, mesmo em plataformas que não produzem notícias. Como sugestão, a gigante das pesquisas propôs que o projeto fosse revisto visando tornar pago a exibição de conteúdo de notícias em canais elegíveis aos padrões jornalísticos.

Pablo Rodriguez, ministro do Patrimônio que apresentou a lei anteriormente, contou que o governo “se envolverá em processo de regulamentação e implementação” quando a lei entrar em vigor. “Se o governo não pode defender os canadenses contra os gigantes da tecnologia, quem o fará?”, complementou.

Corroborando a defesa de Rodriguez, a presidente do grupo global da indústria News Media Alliance, Danielle Coffey, afirma que Parlamento canadense “deveria ser aplaudido por enfrentar a Big Tech”.

Estamos encorajados pelo crescente reconhecimento da necessidade de ações legais para garantir compensação justa, tanto no Canadá quanto no exterior, e esperamos ver os Estados Unidos seguirem o exemplo.

Danielle Coffey presidente do grupo global da indústria News Media Alliance

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.