Com o avanço da tecnologia, ocorreram também evoluções em itens de segurança para evitar o hackeamento de sistemas operacionais. Mesmo assim, isso ainda pode acontecer. Por isso, o Olhar Digital lhe mostra 5 sinais para você ficar atento e identificar problemas no android hackeado.

Leia também:

publicidade

Publicidade

Pop-up com mensagens de erro
Imagem: Freepik

Um dos indicativos que podem demonstrar que o android foi hackeado é a publicidade. Nesse caso, alguns malwares geram pop-ups de publicidades, que chegam a ser irritantes, pois “saltam” na tela do seu celular em uso.

Sabe aqueles alertas de que o seu telefone foi infectado e que pede para que seja instalado um antivírus? Então, geralmente é um software malicioso que vai lhe gerar prejuízos, como roubar os seus dados bancários, vigiar o que você está fazendo e muito mais.

publicidade

Alto consumo de bateria e de dados

Mulher segurando um celular com pouca carga de bateria.
Imagem: McLittle Stock/Shutterstock

Outro sinal que pode mostrar que o seu smartphone teve o android hackeado é justamente o consumo de bateria de forma mais acentuado. Mas, é importante ressaltar que isso não é algo determinante.
Caso você tenha um aparelho mais antigo, o consumo de bateria pode realmente ser mais rápido por alguns fatores. Um deles é a atualização do sistema operacional. O outro é a forma como você utiliza o celular.

Existe uma diferença significativa no caso de você utilizar apenas o e-mail para ver esporadicamente ou passar horas mexendo no Instagram, Facebook e YouTube, por exemplo. Nesse segundo caso o consumo é maior mesmo.

publicidade

No entanto, vale ficar de olho se o consumo de bateria ficar maior de uma hora para a outra mesmo sem você alterar a forma de utilização do aparelho. Mas é possível verificar o que está acontecendo: acesse configurações e verifique como estão as informações sobre o que está consumindo a bateria do seu smartphone. Veja se tem algo estranho.

Outro ponto é o consumo de dados. Caso você esteja mantendo a sua rotina habitual e de repente começar a passar da cota, é possível que haja um malware no seu celular, pois ele age enviando informações para o hacker por meio dos dados do aparelho.

publicidade

Aplicativos não reconhecidos

Moça não reconhece aplicativo em seu celular
Imagem: Freepik

Caso você encontre aplicativos que não baixou ou então sejam realizadas chamadas ou enviados e-mails, sem o seu manuseio, algo está errado. Pode ser android hackeado.

Desempenho ruim

Homem vê que seu celular está lento
Imagem: Freepik

O seu aparelho vem apresentando lentidão, está mais difícil de carregar os sites em seu navegador ou mesmo há a dificuldade de abrir aplicativos que antes você conseguia abrir com facilidade? Bom, se isso tiver acontecendo, pode representar android hackeado.

Aparelho muito quente

onda-de-calor-coletiva
Imagem: Termômetro indica alta temperatura. Crédito: lamyai

Você começou a utilizar o seu aparelho a pouco tempo e mesmo assim ele está esquentando muito. Esse é mais um dos sinais de que um software malicioso esteja em seu celular.

Fui hackeado, o que pode estar acontecendo?

Além de prejudicar o funcionamento do seu celular, como visto acima, o hacker pode ser um espião por meio do programa Keylogging, que ao ser instalado em seu smartphone, pode gravar tudo o que uma pessoa digita, escuta ou fala no telefone.

Outro software malicioso pode ser o cavalo de troia, que é utilizado para pegar dados importantes no seu celular, como a sua conta bancária. Ainda há os criptomineradores, utilizado para criar um dispositivo para “minerar” criptomoedas sem a sua permissão, o que é ilícito.

E agora, o que devo fazer?

Primeiramente mantenha a calma, é possível solucionar esse problema. A sua primeira atitude deve ser instalar e executar um software de segurança em seu smartphone. Após isso, apague os aplicativos e textos suspeitos. Feito, execute mais uma vez o software.

Caso o seu celular ainda esteja apresentando os mesmos problemas, a outra tentativa é restaurá-lo. O caminho pelo qual é feito esse processo muda um pouco de acordo com cada aparelho, mas uma pesquisa simples no Google pode lhe ajudar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!