Hoje em dia não vivemos sem nosso celular, usamos ele pra quase tudo, do lazer ao trabalho, muitos dados sensíveis estão neles como dados de contas bancárias, cartões, nossos contatos, informações pessoais, e por aí vai. Por isso, quando ele é perdido ou roubado, é um grande prejuízo para nós, principalmente no caso do roubo onde outras pessoas podem ter acesso ao seus dados e informações. Felizmente, graças a tecnologia, é possível encontrar a localização de um smartphone através de duas ferramentas do Google: Encontre Meu Dispositivo e Google Maps.

Leia também:

Rastrear celular pelo Encontre Meu Dispositivo [1º modo]

O recurso do Google Encontre Meu Dispositivo, ou, Find My Device, foi criado para ajudar usuários do Android a localizar o celular, ou, quando não é possível recuperá-lo, a apagar todas as informações contidas no smartphone por segurança.

Com a ferramenta, é possível acionar um alarme sonoro à distância, bloquear o telefone e enviar uma mensagem para que, caso alguém o tenha encontrado, possa devolver ao seu dono, ou, na pior das hipóteses, resetar completamente o celular, apagando e protegendo todos os dados pessoais. Mas, esse último recurso só é recomendado quando não há mais esperanças de encontrar o celular pois após apagar os dados, não é mais possível ver a sua localização.

publicidade

Como ativar o ‘Encontre Meu Dispositivo’

1. Primeiro verifique se a ferramenta do Google já está ativada no seu telefone. Acesse Configurações > Google > Encontre Meu Dispositivo.

2. Se a funcionalidade estiver desativada, toque no botão em destaque para ativá-la:

Print tela smartphone
Imagem: Samara Menezes

3. Também é importante verificar se o sistema de localização do smartphone está ativado. Para isso, vá em Configurações > Localização. Caso a localização esteja desligada, aperte no botão para liga-la.

Print Smartphone
Imagem: Samara Menezes

Existem três formas de encontrar um gadget com Android perdido: através do aplicativo “Encontre Meu Dispositivo” disponível na Play Store; pelo endereço “android.com/find”, ou, simplesmente jogar no campo de pesquisa do Google a frase “encontre meu dispositivo”, e selecionar a primeira opção.

Encontre Meu Dispositivo pelo aplicativo

1. Procure o aplicativo “Encontre meu dispositivo” na Play Store, e baixe-o;

Imagem: Samara Menezes

2. Abra o aplicativo e faça o login com a sua conta Google;

Print Smartphone
Imagem: Samara Menezes

3. Permita que o app use a sua localização;

4. Pronto! Seu dispositivo irá aparecer na tela do celular.

Print Smartphone
Imagem: Samara Menezes

Encontre Meu Dispositivo pelo PC

1. Acesse o endereço do site “android.com/find”, ou procure no campo de pesquisa do Google a frase “Encontre meu dispositivo” e acesse a primeira opção.

Encontre Meu Dispositivo
Imagem: Samara Menezes

2. Faça login com seu e-mail e senha do Google. Vale ressaltar que o recurso de busca utiliza a conta ativa em seu aparelho.

3. Selecione o aparelho conectado que deseja encontrar.

Encontre Meu Dispositivo
Imagem: Samara Menezes

4. Pronto, você já será redirecionado para uma tela com a localização do seu smartphone.

Encontre Meu Dispositivo
Imagem: Samara Menezes

5. No canto inferior esquerdo da tela, você encontrará as opções para reproduzir som, proteger o dispositivo ou enviar uma mensagem a quem o achou para que possa devolver, ou limpar dispositivo, caso não exista esperança de recuperá-lo.

Imagem: Samara Menezes

Em caso de roubo ou furto, o dono do aparelho deve entrar em contato com a operadora responsável pelo aparelho para bloquear o IMEI, impedindo que outra pessoa habilite uma linha móvel no celular. Caso o usuário não possua mais a caixa do smartphone, é possível consultar o número de IMEI pelo próprio Google Find My Device, basta clicar no ícone de informações.

Encontre Meu Dispositivo
Imagem: Samara Menezes


Tem como rastrear celular desligado com Google Encontre Meu Dispositivo?

Infelizmente, com o Encontre meu dispositivo não tem como localizar seu celular desligado. Nesse caso, ao tentar rastreá-lo, aparecerá a mensagem ‘Dispositivo fora de alcance’.
Com o iPhone, entretanto, é possível bloquear o dispositivo mesmo com o celular desligado, através da iCloud, no site “icloud.com/find”.
Existem também outros sites com os quais é possível encontrar o celular. Por exemplo, a Samsung utiliza o recurso chamado Smart Things, basta digitar no navegador o endereço: “smartthingsfind.samsung.com”, ou baixar o aplicativo na Play Store ou App Store. Já a Xiaomi utiliza o site “i.mi.com“.

Rastrear celular pelo Google Maps [2º modo]

O segundo modo de rastrear seu dispositivo é através do Google Maps. Nesse caso, vai funcionar para encontrar dispositivos com Android e iOS.

O primeiro passo é instalar o aplicativo do Google Maps no seu smartphone, e aprender através deste post sobre o recurso “Sua Linha do Tempo” e como ativar seu “Histórico de localização”. Assim, você vai conseguir acompanhar seu telefone ou tablet à distância pelo próprio site da ferramenta.

Compartilhamento de local

Para encontrar um smartphone em tempo real, é possível rastreá-lo através de outro aparelho. Antes de tudo, é preciso verificar se o Maps pode acessar a localização o tempo inteiro.

Para verificar no Android, acesse Configurações > Localização > Permissões de aplicativo e veja se o app aparece em ‘Permitido sempre’. Caso contrário, encontre o app na lista, toque em cima e selecione ‘Permitir o tempo todo’.

Print Smartphone
Imagem: Samara Menezes

Agora, com a configuração certa, siga o tutorial:

1. Acesse o app Google Maps;

2. Toque na sua imagem de perfil;

Print Smartphone
Imagem: Samara Menezes

3. Selecione ‘Compartilhar local’ e, na janela seguinte, clique novamente em ‘Compartilhar local’;

Print Smartphone
Imagem: Samara Menezes

4. Agora, escolha o tempo que sua localização ficará disponível entre: algumas horas, 1 dia ou até você desativar;

Print Smartphone
Imagem: Samara Menezes

5. Selecione o contato para compartilhar via mensagem ou escolha um dos aplicativos da lista. Caso o app não apareça na lista, você pode tocar em ‘Copiar para a área de transferência’ e colar onde desejar.

É possível rastrear celular desligado com Google Maps?

Não, se você desligar seu celular ou ele ficar sem bateria, o compartilhamento de localização também será pausado. Ao entrar no link, aparecerá a mensagem “Essa pessoa não está mais compartilhando o local dela”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!