O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá definir nesta segunda-feira (26) como um investimento de US$ 42 bilhões na expansão do acesso à internet será dividido entre os 50 estados do país. Ação faz parte de um esforço do governo para dar a todos os americanos acesso à banda larga de alta velocidade até 2030. 

O que você precisa saber: 

  • A ideia é distribuir proporcionalmente aos estados com base na necessidade, com cada estado recebendo pelo menos US$ 100 milhões; 
  • Para Jeff Zients, chefe de gabinete da Casa Branca, o plano é comparável aos esforços do presidente Franklin Roosevelt em 1936 para levar eletricidade para a América rural; 
  • A administração estima que existam cerca de 8,5 milhões de localidades nos Estados Unidos sem acesso a conexões de banda larga; 
  • Espera-se que os estados apresentem seus planos para usar o financiamento até dezembro. Eles deverão ser aceitos antes da próxima primavera (março a maio). 

Leia mais! 

Temos uma oportunidade histórica aqui de fazer uma diferença real na vida das pessoas e garantir que esse potencial se concretize é o nosso objetivo diário e que as pessoas sintam isso à mesa da cozinha, nas suas comunidades, nos seus quintais. 

Jeff Zients, chefe de gabinete da Casa Branca.

A falta de acesso à banda larga nos EUA chamou a atenção durante as paralisações da Covid-19, que forçaram alunos a estudar de forma online. Segundo a Reuters, empresas de banda larga como Verizon, Comcast, Charter Communications e AT&T relutam em fornecer acesso a comunidades rurais de baixa população porque os investimentos são caros e as regiões não oferecem muitos assinantes. 

publicidade

O chamado Programa de Acesso e Implantação de Equidade de Banda Larga fará a distribuição dos valores com base em um mapa de cobertura da Comissão Federal de Comunicações recém-lançado que detalha as lacunas de acesso. Até o final de 2025, pelo menos 80% do financiamento já deverá ter sido alocado.  

Com informações da Reuters 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!