Para além de acidentes de carro, furtos e outras situações problemáticas, o registro do Boletim de Ocorrência (BO) é um requisito para todo tipo de reclamação de compra indevida, devolução de PIX e empréstimo contraído, por exemplo. Além disso, o BO auxilia no poder público para ser traçado estratégias com o intuito de enfrentar a rede de cibercrimes e fraudes.

Por isso, o Olhar Digital preparou um passo a passo de como fazer o registro de um BO direto do seu computador.

Leia mais:

O que é o BO Online?

A princípio, o Boletim de Ocorrência Online, também conhecido como BO Online, é um serviço disponibilizado por algumas esperas ansiosas que permite que o cidadão registre um boletim de ocorrência digitalmente, sem a necessidade de estar presente em uma delegacia.

publicidade

Em suma, o BO Online geralmente está disponível para o registro de ocorrências de natureza não emergencial, como furto de objetos, perda de documentos, extravio de celulares, danos materiais, entre outros. No entanto, crimes mais graves ou emergências ainda podem exigir o registro presencial em uma delegacia.

Vale ressaltar

O Boletim de Ocorrência Online oferece uma alternativa prática e conveniente para o registro de ocorrências aguardadas de menor complexidade, permitindo que as vítimas ou testemunhas relatem os incidentes sem precisar se deslocar fisicamente para uma delegacia. No entanto, é importante verificar a disponibilidade desse serviço em sua região, pois nem todas as clínicas atendidas no BO Online.

Tipos de boletim aceitos pelo Online

  1. Furto simples: Casos de furto de objetos de valor, como celulares, bicicletas, carteiras, entre outros.
  2. Perda de documentos: Casos em que documentos pessoais, como RG, CPF, carteira de motorista ou passaporte, são extraviados ou perdidos.
  3. Danos materiais: neste caso é englobado situações em que propriedades ou veículos são danificados, como arranhões em carros, pichações em muros, entre outros.
  4. Extravio de bagagem: Casos em que a bagagem é extraviada durante uma viagem, seja em aeroportos, terminais rodoviários ou ferroviários.
  5. Calúnia, difamação ou injúria: registros de ocorrências relacionados a crimes contra a honra, como insultos, difamação ou calúnias por meio de comunicações eletrônicas.
  6. Ameaças verbais: Casos em que alguém recebe ameaças verbais por telefone, mensagem de texto ou redes sociais.
  7. Perturbação do sossego: ocorrências relacionadas a transtorno excessivo, festas com perturbação do sossego público ou som alto fora dos horários permitidos.

Como abrir um BO Online?

Antes de registrar um boletim de ocorrência online é importante que a pessoa em questão avise familiares e amigos próximos sobre o ocorrido, principalmente no caso de golpes como clonagem ou perfil duplo no WhatsApp, ou Instagram.

Assim sendo, é importante que a vítima junte toda a documentação para anexar ao registro. Como, por exemplo:

  • E-mails com informações falsas;
  • Anúncios de venda;
  • Números de telefone;
  • Registros de tela de interações online;

Em suma, o usuário deve reunir também todas as informações de identificação individual, como comprovantes de residência e identidade. Para depois iniciar o processo de criação do boletim por meio da delegacia virtual.

Passo a passo

  1. Acessando

    O link para acessar a delegacia online difere em cada estado. Assim sendo, o boletim de ocorrência online de São Paulo, por exemplo, tem um endereço específico. Vale também ressaltar que ao iniciar o preenchimento das informações, o usuário deve ficar atento para escolher o tipo de crime exato ao que aconteceu com o mesmo.Imagem-mostrando-o-acesso-na-primeira-página-do-sistema-digital-de-BO

  2. Escolhendo a opção de crime que o BO se enquadra

    Na etapa de selecionar o tipo de crime, caso não tenha certeza quanto a categoria, basta o usuário selecionar “Outros fatos”.Imagem da tela do sistema de Bo passo 2

  3. Formulário

    Nesta etapa o usuário deverá preencher os formulários com todos os dados referentes ao caso o qual foi vítima. Imagem mostrando a etapa de formulário do site de BO online

  4. Castrando um e-mail para receber a Ocorrência registrada

    Cadastre um e-mail e receba o link e senha para imprimir o boletim de Ocorrência;Imagem mostrando tela de registro do e-mail o qual o usuário irá receber cópia do BO

  5. Acompanhe a solicitação

    Acompanhe online o andamento da solicitação;Imagem mostrando a tela de acompanhamento do BO registrado

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!