Seguindo outras grandes marcas, a Volkswagen cedeu à pressão da Tesla e está em negociações com a montadora para adotar sua tecnologia de carregamento de veículos elétricos, o apelidado North American Charging Standard (NACS). 

O que você precisa saber: 

  • O uso expandido dos Superchargers da Tesla foi apelidado de North American Charging Standard (NACS); 
  • A tecnologia de carregamento da Tesla vem ganhando força há semanas e deve se tornar o padrão norte-americano em breve;  
  • A VW se junta a Ford, GM, Rivian e Volvo, que já adotaram o NACS. 

Leia mais! 

A rede de estações responsável pelo carregamento dos EVs da VW, a Electrify America, já concordou em usar o sistema Tesla. A unidade possui mais de 850 estações de carregamento com cerca de 4.000 carregadores nos Estados Unidos e Canadá.  

publicidade

Apesar da transição, a empresa pontuou que mesmo com a adoção do NACS, a Electrify America continuará a oferecer o conector CCS, amplamente utilizado por seus clientes no país. 

Tesla abre seus carregadores para outras marcas 

A atual expansão de carregadores da Tesla para outras marcas faz parte de um acordo da empresa com o governo dos EUA, que planeja instalar 500 mil carregadores de EVs nas estradas do país até 2030. O objetivo é tornar os carregadores de EVs cada vez mais acessíveis. 

Com isso, uma série de montadoras e fabricantes de equipamentos de carregamento estão adotando o design de carregamento da Tesla por preocupações de perder clientes se oferecerem apenas o atual design padrão dos EUA, o Sistema de Carregamento Combinado (CCS). 

Além das companhias mencionadas, a Hyundai também está considerando entrar no acordo, já que segundo o CEO da montadora sul-coreana, Jaehoon Chang, há uma pressão enorme da empresa de Elon Musk na América do Norte. Vale lembrar que, em um acordo separado, a Polestar também adotou a tecnologia.   

Os Superchargers da Tesla já representam cerca de 60% do total de carregadores rápidos disponíveis nos Estados Unidos e, com os recentes acordos, fica evidente o avanço do novo sistema. Ante ao cenário, a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) International confirmou, inclusive, que já está conversando com a Tesla, o governo dos EUA e outras montadoras para tornar o NACS o sistema padrão de todo o país.   

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!