O Aston Martin DBX 707 é o SUV de produção mais rápido do mundo. E o supercarro, que vai de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, está à venda no Brasil. Você o encontra pela bagatela de R$ 3,6 milhões.

Leia mais:

Vídeo relacionado

Além disso, o modelo comercializado no Brasil tem cerca de R$ 150 mil em opcionais, com vários itens de acabamento de fibra de carbono. Mas talvez a grande justificativa para custar esse montante de dinheiro seja a potência.

SUV mais rápido do mundo

Motor do SUV Aston Martin DBX 707
(Imagem: Divulgação/Aston Martin)

Para criar o Aston Martin DBX 707, a marca inglesa ampliou a arquitetura do chassi e da carroceria extraída de seus carros esportivos de dois lugares. A estrutura de alumínio é exclusiva do DBX e empacota o sistema de tração nas quatro rodas sob demanda.

publicidade

O DBX 707 é o produto de uma colaboração que se estende à equipe da Aston Martin na Fórmula 1. A empresa negociou um acordo que lhe manteve a independência, mas com parceria técnica com a Mercedes-AMG para a engenharia de carros de rua.

Visão de cima da traseira do SUV Aston Martin DBX 707
(Imagem: Divulgação/Aston Martin)

Para satisfazer as ambições da Aston, a AMG adotou turbocompressores maiores com turbinas que giram sobre rolamentos de esferas, trazendo durabilidade e aumento de rotação.

publicidade

O V8 de quatro litros produz 707 cavalos de potência (daí o sobrenome do DBX) e 92 kgfm de torque. A transmissão automática de nove marchas joga toda a força para as rodas traseiras; as dianteiras recebem torque e potência conforme as condições exigem.

A aceleração resultante: 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e apenas 7,4 segundos até os 160 km/h. Há apenas alguns anos, uma arrancada de 3,1 segundos só era possível com supercarros de dois lugares.

publicidade

Outras características

Painel do SUV Aston Martin DBX 707
(Imagem: Divulgação/Aston Martin)

O DBX 707 tem uma tela plana em seu painel central que é menor do que a moda atual e não conta com sensores touch.

Os menus são navegados por meio de um touchpad no console central. A ênfase da Aston está no mecanismo de comutação lógico e sensato. Isto é, na direção e não no infoentretenimento.

Os SUVs superlativos são a interpretação da nossa década do clássico gran tour dos anos 1960: grande, confortável ​​e potente, com dinâmica para quase igualar à de modelos mais compactos e amados por puristas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!