A Meta é uma das principais BigTechs ligadas ao ramo de mídias sócias. Entre as diversas ferramentas desenvolvidas por eles para torna o dia a dia de seus usuários ainda mais otimizado, está o chamado Pixel. Com ele, é possível potencializar os resultados em campanhas de Facebook Ads e gerar um aumento em vendas de produtos e serviços.

O Olhar Digital traz informações e um passo a passo de como usar essa ferramenta.

publicidade

Leia mais:

O que é o Pixel?

Formulado pela Meta, o Pixel do Facebook é um código de rastreamento criado pelo Gerenciador de Negócios (Facebook Business) e adicionado nas páginas de um site, aplicativo, CRM e outras fontes para mensurar conversões, otimizar anúncios e personalizar o público ideal.

publicidade

Em suma, o Pixel coleta informações importantes sobre as atividades dos seus visitantes, como as páginas que eles visualizam, as ações que realizam e as compras que fazem. Assim sendo, com esses dados em mãos, o Administrador de uma conta empresarial da meta poderá:

  1. Garantir que seus anúncios serão exibidos para o público adequado;
  2. Descobrir novos clientes ou indivíduos que tenham visitado uma página específica ou realizado uma ação desejada em seu site;
  3. Aumentar suas vendas;
  4. Utilizar o lance automático para atingir pessoas com maior probabilidade de realizar uma ação desejada, como efetuar uma assinatura;
  5. Avaliar os resultados de seus anúncios.

Configurando o Pixel do Facebook

A princípio, para configurar o Pixel do Facebook corretamente é necessário utilizar um computador e cumprir duas condições importantes:

publicidade
  1. Possuir uma fonte de dados do seu negócio (site, aplicativo, CRM);
  2. Atualizar o código-fonte;

Passo a passo

  1. Iniciando o processo

    Acesse a página do Gerenciador de Eventos (facebook.com/events_manager). No painel lateral, clique em “+”;

  2. Configurando

    Selecione a fonte de dados para o pixel. Clique em “Conectar”, siga as instruções na tela para obter o código do pixel;Imagem mostrando o momento exato da conexão entre o pixel e o site que será monitorado

Instalando o Pixel

Caso o usuário tenha configurado a fonte de dados do Pixel do Facebook como “Web” por exemplo, será permitido que em seu site o sistema interno compartilhe dados como visualização de conteúdo e adição de produtos ao carrinho de compras.

Uma dica importante é que, em caso o usuário tenha um desenvolvedor encarregado, basta solicitar a ele que insira o código do pixel no código-fonte da página. Caso contrário, é possível realizar essa tarefa manualmente seguindo as instruções que seguem logo abaixo:

publicidade

Passo a passo:

  • 1 – A princípio o usuário deve entrar na página do ‘Gerenciador de Eventos’. Em seguida, no painel lateral, clicar em ‘Fonte de dados’. Logo depois, selecionar o pixel que deseja configurar. E para finalizar, deve clicar em ‘Continuar’ para prosseguir com a configuração do pixel; Imagem mostrando a tela um de instalação
  • 2 – Em ‘Adicionar manualmente o código do pixel ao site’, o usuário precisa clicar em ‘Instalar o código de base do pixel’; Imagem mostrando o pixel já instalado e configurado

Em suma, é importante lembrar que o código do pixel consiste em um fragmento de código JavaScript que deve ser adicionado à seção de cabeçalho do site.

Excluindo um pixel

A princípio não é possível excluir um pixel diretamente na plataforma do Facebook. Uma alternativa viável é reutilizá-lo mudando o nome do pixel e realizando novas configurações de negócio na sua conta.

  1. Entre no Gerenciador de Eventos;
  2. No painel lateral, vá em “Fonte de Dados”;
  3. Selecione o pixel que você fazer alterações;
  4. Clique no ícone de lápis para alterar o nome;
  5. Clique em “Adicionar eventos” para configurar em uma nova página Imagem do pixel sendo reconfigurado

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!