Valve proibirá jogos com artes geradas por IA que infringem direitos autorais

Valve, dona da Steam, esclarece rumores sobre proibição de jogos que usam artes geradas por IA em sua plataforma
Bruno Ignacio de Lima02/07/2023 14h17
steam 2021
Divulgação/Steam
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Na quinta-feira, diversos veículos de comunicação divulgaram um post de junho no Reddit do usuário potterharry97, alegando que o Steam não publicaria mais jogos com conteúdo gerado por IA. Mais tarde, outro desenvolvedor de jogos fez uma postagem semelhante. Agora, a Valve afirma que essas informações não estão totalmente corretas​, mas que a desenvolvedora vai, de fato, impedir a publicação de jogos na Steam que usem artes geradas por IA que infringem direitos autorais

Valve esclarece “proibição” de artes geradas por IA

Em uma declaração enviada por e-mail ao The Verge, a representante de relações-públicas da Valve, Kaci Boyle, afirmou que o objetivo da empresa “não é desencorajar o uso de IA na Steam; ao invés disso, estamos trabalhando em como integrá-lo às nossas políticas de revisão já existentes”. Ela continuou dizendo que o atual processo de revisão da empresa considera a lei de direitos autorais atual, e que “enquanto os desenvolvedores podem usar essas tecnologias de IA em seu trabalho… eles não podem infringir direitos autorais existentes”​​.

Boyle acrescentou que a Steam reembolsará créditos de submissão de aplicativos para qualquer desenvolvedor cujos jogos foram rejeitados por problemas de direitos autorais de IA à medida que a empresa refina seu processo de revisão. Foi feita a mesma oferta a potterharry97​.

As regras de desenvolvedores da Valve proíbem “conteúdo que você não possui ou não possui direitos adequados”. Potterharry97 incluiu a mensagem de rejeição em sua postagem, que dizia que seu jogo “contém ativos de arte gerados por inteligência artificial que parecem estar se baseando em material protegido por direitos autorais de terceiros”​.

IA e direitos autorais

O surgimento da IA adicionou uma nova e complicada dimensão às discussões sobre direitos autorais. A mudança levou a processos judiciais por coisas como uso de código de fonte aberta não creditado e violação de obras de arte protegidas por direitos autorais, e não é surpresa que a Valve esteja se antecipando a isso com uma política agressiva em torno de ativos criados por IA​​.

Com informações: The Verge

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Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.