Os filmes baseados em fatos reais possuem um fascínio único, transportando o público para eventos históricos e personagens comuns que viveram situações extraordinárias. Esses filmes geralmente criam um senso de autenticidade e provocam identificação e reconhecimento em quem assiste.

Abaixo, deixamos a nossa lista dos 10 melhores filmes baseados em fatos reais!

publicidade

Leia mais:

Titanic

  • Disponível para assinantes do Star+.

“Titanic” retrata o naufrágio do RMS Titanic, um navio de passageiros britânico que colidiu com um iceberg e acabou afundando no Oceano Atlântico na noite de 14 a 15 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural.

publicidade

Dirigido por James Cameron, o filme apresenta uma história fictícia de amor entre os personagens Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), que se passa durante o trágico evento.

Prenda-Me se For Capaz (2002)

Imagem do filme “Titanic” (1997) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix e Paramount+.

“Prenda-Me se For Capaz” dramatiza a vida de Frank Abagnale Jr., um falsificador de cheques e impostor que, durante os anos 1960, se passou por piloto de avião, médico, advogado e outras identidades, falsificando milhões de dólares em cheques.

publicidade

O filme foi dirigido por Steven Spielberg. Leonardo DiCaprio interpreta Abagnale Jr., e Tom Hanks atua como o agente do FBI que persegue o impostor.

Uma História Real (1999)

Imagem do filme “Uma História Real” (“The Straight Story”, 1999) / Credito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)

O inusitado “Uma História Real”, dirigido  por David Lynch, é baseado em fatos reais. O longa segue a inusitada odisseia de um homem idoso que atravessa os Estados Unidos em um cortador de grama para visitar seu irmão doente.

publicidade

Em junho de 1994, Alvin Straight decidiu fazer uma jornada de aproximadamente 480 km para visitar seu irmão que havia sofrido um derrame. Devido a problemas de visão, Alvin não podia mais dirigir, então optou por pilotar um cortador de grama. 

Dália Negra (2006)

Imagem do filme “Dália Negra” (“The Black Dahlia”, 2006) / Credito: Universal Pictures, Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

“Dália Negra” é uma adaptação do romance homônimo de James Ellroy, que por sua vez foi inspirado no brutal assassinato da jovem atriz Elizabeth Short, ocorrido em 1947. 

O caso não solucionado recebeu ampla cobertura jornalística e despertou intensa especulação e teorias conspiratórias.

Dirigido por Brian De Palma, o filme recria a história fictícia de dois detetives que investigam o assassinato da personagem inspirada em Elizabeth Short.

Bem-Vindo a Nova York (2014)

Imagem do filme “Bem-Vindo a Nova York” (“Welcome to New York”, 2014) / Credito: IFC Films (divulgação)
  • Disponível para alugar na Apple TV.

“Bem-Vindo a Nova York”, dirigido por Abel Ferrara, é uma dramatização ficcionalizada do escândalo envolvendo Dominique Strauss-Kahn, ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, que foi acusado de agressão sexual por uma camareira em um hotel de Nova York em 2011.

O filme utiliza nomes fictícios para os personagens principais, ainda que suas características e eventos sejam amplamente reconhecíveis.

Protagonizado por Gérard Depardieu, Ferrara procurou explorar as implicações morais e políticas do caso, retratando-o de maneira provocativa.

Henry – Retrato de um Assassino (1986)

Imagem do filme “Henry – Retrato de um Assassino” (“Henry: Portrait of a Serial Killer”, 1986) / Credito: Greycat Films (divulgação)

O terror “Henry – Retrato de um Assassino”, dirigido e escrito por John McNaughton, é baseado na vida do assassino em série Henry Lee Lucas, que confessou ter cometido centenas de assassinatos nos anos 1970 e 1980. 

O filme foi inspirado na vida e nos crimes de Henry (interpretado por Michael Rooker), embora algumas partes tenham sido ficcionalizadas para fins dramáticos.

Sob Suspeita (2006)

Imagem do filme “Sob Suspeita” (“Find Me Guilty”, 2006) / Credito: Freestyle Releasing (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e Paramount+.

“Sob Suspeita” é uma comédia dramática dirigida por Sidney Lumet, baseado no inusitado julgamento do mafioso Jackie DiNorscio, interpretado por Vin Diesel.

Nos anos 80, o já preso DiNorscio é indiciado por extorsão em um dos mais longos julgamentos envolvendo a máfia nos EUA. Mais de 20 réus ligados à família Lucchese estão envolvidos. 

Insatisfeito com os resultados do julgamento anterior, DiNorscio decide atuar como seu próprio advogado, adotando uma abordagem palhaça para contornar sua inaptidão e falta de conhecimento no ofício e envolver os jurados.

O Caso Richard Jewell (2019)

Imagem do filme “O Caso Richard Jewell” (“Richard Jewell”, 2019) / Credito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e HBO Max.

Dirigido por Clint Eastwood, “Richard Jewell” se baseia em um artigo de 1997 da revista Vanity Fair e conta a história de Richard Jewell, um segurança que descobre uma mochila contendo explosivos durante os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996. 

Após alertar as autoridades e ser inicialmente considerado um herói, Jewell se torna o principal suspeito do atentado, enfrentando difamação da mídia e um intenso escrutínio. O filme mostra seus esforços para provar sua inocência. 

Close-Up (1990)

Imagem do filme “Close Up” (“nemā-ye nazdīk”, 1990) / Credito: Celluloid Dreams (divulgação)

O filme iraniano “Close-Up”, de Abbas Kiarostami, é uma mistura de documentário e ficção. O longa retrata a história de um homem que se passou pelo famoso cineasta Mohsen Makhmalbaf e enganou uma família, fingindo que iria fazer um filme com eles. No entanto, ele acabou sendo descoberto e preso. 

Kiarostami ficou fascinado pela história e decidiu recriar os eventos. Ele trouxe o próprio impostor para interpretar a si mesmo, juntamente com os membros da família que ele havia enganado. O filme mistura cenas reais do julgamento e reencenações dos eventos.

O Homem Que Odiava as Mulheres (1968)

Imagem do filme “O Homem Que Odiava as Mulheres” (“The Boston Strangler”, 1968) / Credito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Looke.

“O Homem Que Odiava as Mulheres” é um filme de suspense e drama dirigido por Richard Fleischer. O astro Tony Curtis interpreta Albert DeSalvo, o homem que confessou ser o “Estrangulador de Boston”, criminoso responsável por matar várias mulheres entre os anos de 1962 e 1964. 

Estrelado por Henry Fonda, a trama concentra-se principalmente nos policiais encarregados da investigação, retratando a busca intensa para descobrir quem é o responsável pelos chocantes assassinatos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!