O lançamento do BYD Dolphin fez o mercado de carros elétricos no Brasil tomar um pequeno susto. Deu tão certo, ao menos para quem quer comprar um Jac E-JS1 que ganhou desconto para custar menos do que o mais recente veículo da montadora chinesa com nome de animal marinho.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O BYD Dolphin chegou ao Brasil na semana passada com preço quase igual ao Jac E-JS1, mas oferecendo muito mais para o consumidor
  • Pouco tempo depois e a rival também chinesa baixou o valor de seu modelo elétrico mais simples em R$ 6 mil
  • Mesmo assim, com maior diferença de preço, o Jac E-JS1 entrega menos que o BYD Dolphin
  • A lista inclui autonomia de bateria 130 km menor, carregador que praticamente não existe nos shoppings e eletropostos do Brasil, motor 30% menos potente e acabamento em plástico duro

O carro elétrico gasta muito menos por quilômetro rodado, tem custo de manutenção muitas vezes inferior e é mais sustentável (quando a geração de energia não envolve o uso das termelétricas), mas ele tende a ser duas vezes mais caro que um carro movido por gasolina. O lançamento do BYD Dolphin veio para diminuir essa diferença e ele acabou obrigando a concorrência a fazer o mesmo.

O elétrico da BYD aportou no Brasil como um dos carros elétricos mais baratos do país, custando R$ 100 a menos que os também baratos Renault Kwid E-Tech e o Caoa Cherry iCar. O Jac E-JS1 resolveu dobrar a aposta e agora custa R$ 139.900, configurando desconto de R$ 6 mil no preço original de R$ 145.900.

publicidade

Jac E-JS1 ficou mais barato, mas entrega menos

Mesmo com desconto, o Jac E-JS1 ainda não é um carro que vale o que custa, perto do valor do Dolphin. Ele, mesmo sendo um fruto da parceria da marca chinesa com a alemã Volkswagen, tem autonomia 130 km menor para as baterias, carregador no padrão chinês e ele é inexistente em qualquer shopping ou eletroposto brasileiro, além de ser menor por dentro.

O acabamento também é muito mais simples, a central multimídia é menor e não tem espelhamento de celular via Android Auto e Apple CarPlay, o porta-malas também é menor e o arremate conta com mais plástico duro no modelo da Jac. Por fim, o motor do Jac E-JS1 tem menos potência nos cavalos e no torque.

publicidade

De qualquer forma, é ótimo ver a concorrência deixar preço de produto menos caro. O consumidor agradece.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!