Já imaginou viajar em um avião com teto transparente, olhando as estrelas ou o raiar do sol quando o dia amanhece? Pois é exatamente isso que a Airbus, uma das principais empresas fabricantes de aeronaves do mundo, está prometendo.

Leia mais

publicidade

O projeto, batizado de Cabin Vision 2035+, faz parte de um esforço para viabilizar aeronaves mais sustentáveis, com redução de até 20% do impacto ambiental. O objetivo é transformar a Airbus em uma empresa de carbono zero em 2050.

Confira o vídeo divulgado pela Airbus:

publicidade

Investimentos em tecnologia sustentável, o segredo da Airbus

  • A empresa afirma que irá investir em processos e ferramentas digitais, como tecnologia de impressão 3D, estruturas biônicas e uma filosofia de design circular.
  • As inovações permitirão, segundo a Airbus, um avião mais leve. Isso será possível com o uso de tecidos de base biológica e polímeros reciclados.
  • O projeto está dividido entre etapas. Até 2025, o objetivo é fornecer transparência sobre o impacto ambiental das peças e operações, além de oferecer opções com emissão reduzida de gás carbônico.
  • A Airbus ainda quer introduzir, até 2030, novas soluções e materiais no interior da cabine, também com baixo impacto de gás carbônico.
  • Outra meta é reduzir o desperdício de produtos da cabine durante a produção e o descarte em aterros no final do uso. A ideia é que os passageiros peçam refeições com antecedência, o que contribuirá também para evitar sobra de comida.
  • A última etapa, esperada para a partir de 2035, é integrar a geração de cabines em aeronaves movidas a hidrogênio.
  • De acordo com a Airbus, os materiais da cabine passam a ser totalmente reciclados, reutilizados ou reusados, com uma política de zero aterros e incineração de materiais.

Veja ilustrações da aeronave

Cabin Vision 2035+ contará com janelas maiores e teto transparente (Imagem: Divulgação/Airbus)
Objetivo é tornar aeronaves mais sustentáveis (Imagem: Divulgação/Airbus)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!