O Brasil é um dos países onde as pessoas passam mais tempo conectadas. Segundo um levantamento da Data.AI, os brasileiros estão na segunda posição de maior tempo online: são 5,3 horas diárias.
Leia mais
- Brasileiros ficam muitas horas nas redes sociais; veja média
- Todo mundo conectado: será o ano em que a tecnologia chegará para todos?
- Desde a pandemia, acesso à internet não cresce no Brasil
O Brasil só está atrás da Indonésia, com 5,7 horas de consumo diário. Empatados com os brasileiros ainda aparecem Arábia Saudita e Singapura. Em seguida vem a Coreia do Sul, com média de 5 horas.
Os Estados Unidos ficam, em média, 4,4 horas diárias. Nossos vizinhos argentinos aparecem com 3,9 horas e a China, em último lugar, com 3,6 horas diárias de conexão.

Os brasileiros têm passado mais tempo na internet
- Segundo o relatório, em 2019 os usuários brasileiros ficavam até 4,1 horas online. No ano seguinte, o primeiro da pandemia de Covid-19, o índice saltou para 5,2 horas.
- Ainda de acordo com o levantamento, o total de tempo gasto mundialmente subiu 17% em 2022 na comparação com o ano anterior.
- No ano passado, usuários de todo o mundo superaram as 2 trilhões de horas online em smartphones Android.
- “Esse crescimento foi impulsionado pelo fato de que novas instalações de aplicativos saltaram 15% no ano, incluindo um aumento de 25% na China”, aponta o relatório.
Gastos na internet
- Além de aparecer na segunda posição no ranking de horas online, os brasileiros também parecem gostar especialmente do TikTok.
- O aplicativo foi a plataforma onde os usuários gastaram mais dinheiro no ano passado.
- Segundo o estudo, o valor gasto por brasileiros nas redes chegou a US$ 45 milhões, o equivalente a mais de R$ 216 milhões.
- O consumo deu um salto desde 2019, quando não passava de US$ 8 milhões.
- O índice mundial de gastos em aplicativos também cresceu em 2022. No ano passado, foram quase US$ 7,3 bilhões, aumento de quase US$ 1 bilhão na comparação ano a ano.
- As plataformas onde os brasileiros mais gastaram dinheiro em 2022 foram: TikTok, Twitch, Kwai, Facebook e Discord.
Perfil dos usuários
- O estudo também colocou o TikTok como o app mais provável de ser usado por pessoas de 18 a 24 anos, junto do Pinterest, Twitter, Discord e Snapchat.
- Já os usuários de 25 a 44 anos tendem a usar mais o WhatsApp, Facebook, Instagram, Messenger e Netflix. Em seguida estão as pessoas com mais de 45 anos, que provavelmente darão preferência para o Waze, Avast, e-Título, Meu INSS e Minha Claro.
- Apesar dos gastos no TikTok, o levantamento mostrou que o Instagram foi a rede com mais downloads de brasileiros em 2022. O dado difere da média mundial, na qual o app da ByteDance lidera como o mais baixado do ano passado.
Com informações de Data.AI.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!