Com a crescente demanda por conectividade e velocidade, a tecnologia 5G surge como a nova geração de redes móveis, superando o 4G em diversos aspectos. O Olhar Digital traz aqui informações relevantes sobre essas duas tecnologias e suas diferenças?

Leia mais:

publicidade

Qual a diferença entre 4G e o 5G?

Enquanto o 4G oferece velocidades médias de 100 Mbps (megabytes por segundo), o 5G promete alcançar até 10 Gbps (Gigabytes por segundo), proporcionando uma experiência ainda mais rápida e fluída.

Outra diferença significativa é a latência reduzida do 5G, chegando a 1 milissegundo, tornando as interações em tempo real ainda mais rápidas. Com essa baixa latência, o 5G abre portas para aplicações avançadas, como cirurgias remotas, realidade virtual e carros autônomos.

publicidade

Qual a capacidade de conexão do 5G?

Em resumo, a capacidade de conexão simultânea do 5G é outra vantagem. O 4G suporta cerca de 2.000 dispositivos por km², enquanto o 5G pode acomodar aproximadamente um milhão. Portanto, isso permite a conexão em massa de dispositivos IoT, possibilitando a expansão da Internet das Coisas.

Contudo, a implementação do 5G enfrenta desafios. A cobertura é mais complexa, exigindo mais antenas devido às ondas milimétricas. Além disso, a penetração em ambientes internos pode ser limitada. Esse cenário demandará investimentos consideráveis em infraestrutura.

publicidade

E a privacidade da rede?

Há questões de privacidade e segurança que devem ser abordadas. Com o aumento do número de dispositivos conectados, a vulnerabilidade a ataques cibernéticos se torna uma preocupação constante.

Em síntese, o 5G representa um salto revolucionário na conectividade móvel, trazendo velocidades impressionantes, baixa latência e maior capacidade de conexão. Entretanto, sua implementação plena requer superação de obstáculos técnicos e de segurança. Assim, à medida que o 5G se torna mais acessível, novas possibilidades tecnológicas surgem, impulsionando o progresso e aprimorando a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor.

publicidade
Imagem mostrando a conectividade entre as pessoas
A partir do 5G os usuários terão um tempo de resposta muito maior devido à baixa latência do 5G em relação às tecnologias anteriores. (Imagem: Pexels)

Como acessar uma rede 5G?

Para acessar uma rede 5G, você precisará seguir os seguintes passos:

Verifique a cobertura

Certifique-se de que sua operadora de celular móvel oferece cobertura 5G em sua área. Nem todos os lugares possuem cobertura total do 5G no momento, portanto, verifique a disponibilidade em seu local.

Adquira um dispositivo compatível

Certifique-se de ter um smartphone ou dispositivo móvel compatível com o 5G. Nem todos os dispositivos mais antigos são capazes de se conectar à rede 5G, portanto, verifique as especificações do dispositivo ou entre em contato com o fabricante para confirmar a compatibilidade.

Atualize seu plano de dados

 Entre em contato com sua operadora de celular para garantir que você tenha um plano de dados que permita o acesso à rede 5G. Algumas operadoras podem exigir que você faça a atualização do plano para aproveitar a tecnologia 5G.

Ative o 5G no dispositivo

 Verifique as configurações do seu dispositivo para ativar a conectividade 5G. Dependendo do dispositivo e do sistema operacional, essa opção pode estar disponível nas configurações de rede ou conectividade.

Conecte-se à rede 5G

Assim que o 5G estiver ativado em seu dispositivo, você poderá procurar e se conectar à rede 5G disponível em sua área. Em geral, a configuração é semelhante à conexão com redes Wi-Fi ou ao alternar entre redes móveis.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!