O El Niño é um fenômeno natural onde as águas do Oceano Pacifico sofrem mudanças de temperatura na altura do equador, causando alterações climáticas mundialmente. Ele geralmente dura de 9 a 12 meses, mas uma pesquisa recente apontou que condições semelhantes às causadas pelo fenômeno podem ter durado 270 anos.

A descoberta veio depois que pesquisadores retiraram núcleos de sedimentos do Lago Bulusan, nas Filipinas. A análise do material revelou que durante os anos de 1630 a 1900, o mundo provavelmente viu o fenômeno acontecer, durante um período conhecido como Pequena Era do Gelo (LIA).

publicidade

Leia mais:

El Niño e Pequena Era do Gelo

A Pequena Era do Gelo durou de 1300 a 1850 e foi marcada por temperaturas muito frias na Europa, no entanto, não se sabe se ele foi um evento global, devido a falta de registro na maior parte do mundo.

publicidade

Tentando resolver esse problema, a pesquisadora Ana Prohaska liderou uma equipe que está coletando cerca de 1400 anos de sedimentos no Lago Bulusan. A análise revelou que entre 1600 e 1650, a ocorrência das chuvas no outono caiu drasticamente e permaneceu assim até 1900. Acredita-se que essa mudança tenha sido causada pela diferença de temperatura na superfície das águas entre o leste e oeste do pacífico, conhecidas como gradientes sazonais.

Isso não significa que o El Niño foi permanente durante quase 3 séculos. Ao invés disso, as condições climáticas foram deslocadas nessa direção, com flutuações em escalas anuais e decadais.  

publicidade

Nosso estudo fornece evidências convincentes para a intrincada relação entre gradientes zonais na temperatura da superfície do mar e padrões hidrológicos no Pacífico tropical.

Ana Prohaska, em comunicado

A pesquisa, não consegue apontar se um El Niño tão duradouro como esse pode acontecer de novo. Mas pode ajudar a entender como o Oceano Pacifico pode responder às mudanças climáticas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!